Pesquisar neste blogue

quinta-feira, abril 21, 2005

Um processo involutivo

O indivíduo, a comunidade e a sociedade evoluem quando transformam o seu conhecimento e mudam os seus valores de forma a alcançar mais desenvolvimento, mais direitos e melhor qualidade de vida.

A mudança evolutiva é possível se vários processos sequenciais forem realizados: obter novas informações, fazer a sua depuração, análise e interpretação, e finalmente incorporar essa nova percepção da realidade como saber útil. Esse processo transforma os valores do indivíduo, o marco de referência que pauta o seu comportamento. Noutras palavras, a qualidade das suas acções depende dos seus marcos de referência (valores) e do seu saber profissional, social e ambiental.

Quando as acções são incoerentes com os valores estabelece-se uma crise existencial que geralmente se resolve ao mudar o marco de referência cultural. Essa mudança pode ser uma evolução ou uma involução. A evolução ocorre em função de novas visões de vida, que podem ser mais próximas ou mais distante de um modelo sustentável de desenvolvimento e de progresso. A involução ocorre quando se regride à situação anterior e se deixam de lado os novos valores que estavam sendo discutidos.

Exemplo claro de involução é o precurso e a posição de Zita Seabra a propósito da interrupção voluntária da gravidez. Que hipocrisia involutiva defender agora as cores de um partido contra razões que não mudaram.

Sem comentários: