Pesquisar neste blogue

domingo, abril 17, 2005

Sugestão para férias


Não deixe de "linkar"

Nos Açores são chamadas ilhas do triângulo as ilhas do Faial Pico e São Jorge.
São várias a as razões que deram origem a tal classificação. Das nove ilhas dos Açores são estas três as que mais próximas estão entre si, sendo que de qualquer uma delas se vê as outras duas.
Dessa proximidade nasceu uma forte interacção entre elas, devido a desde cedo existirem ligações marítimas bastante regulares entre elas, em especial entre Faial e Pico, onde são várias por dia.
Essa interacção estendeu-se ao nível do comércio, da cultura, costumes e outros variados aspectos. Em alguns aspectos, verifica-se mesmo uma dependência umas das outras, dependência essa muito mais acentuada num passado não muito distante.
Foi devido a essa forte interacção, à proximidade e ao facto da sua disposição geográfica ser tal que permite representar cada uma delas como os vértices de um triângulo que as une, que nasceu a denominação de "Ilhas do Triângulo".

3 comentários:

Anónimo disse...

Vim parar a este blog por acaso, e adorei. Conheço algumas ilhas dos Açores, pelo Faial passei algumas vezes e passei aí vários dias e é uma linda ilha com uma vista deslumbrante sobre a ilha do Pico da qual possuo várias fotografias.
Parabéns

Anónimo disse...

Se não puderem ir aos Açores, podem pelo menos ir comer ao "Bambino D'oro", na Rua frei Carlos, não é como viajar, mas dá para saborear...

RD disse...

E viva o triângulo! As nossas queridas ilhas.
João, já é muito bom sim. ;)