Pesquisar neste blogue

sexta-feira, novembro 11, 2005

Manuel Alegre marca mais uns pontos

Manuel Alegre não esteve presente na votação do Orçamento, era o mínimo que se podia esperar, primeiro porque se trata dum orçamento que continua a ofensiva da economia de mercado contra a economia do trabalho; segundo para se demarcar da candidatura do aparelho do partido e depois para não se sentir vinculado a um instrumento governamental, que no caso de ser eleito, terá que fazer uma apreciação descomprometida e isenta.
A esta atitude junta-se o discurso fraterno e mais directo ao coração da esquerda que Alegre imprime à campanha e que está a ter efeitos muito positivos ao nível das sondagens.
Por outro lado Soares debate-se desesperadamente contra moinhos de vento, já que ninguém lhe passa cartão. Pior, José Sócrates será confrontado com o erro de ter deixado cair o candidato que mais facilmente poderia conglomerar a maior parte do eleitorado tradicional do PS com os comunistas e bloquistas. É tal o erro e a divisão que vai no PS, que o candidato presidencial apoiado oficialmente pelo PS, Mário Soares, recolhe tantos votos do eleitorado socialista como Cavaco Silva.
A conclusão que se retira é que o aparelho do PS dividiu o seu eleitorado em três nesta corrida e objectivamente está a contribuir para a eleição de Cavaco.
A única satisfação que me resta é saber que com o decorrer do tempo e com o aparecimento de Cavaco no debate, este vai continuar a trajectória descendente já encetada e só parará em Boliqueime, donde nunca devia ter saído.

15 comentários:

Anónimo disse...

Alegre não foi, é o maior da sua rua, Alegre se tivesse ido, era o maior da sua rua na mesma. Aham... Saem uns glasses aqui para o ceguinho.

biscoito___

Anónimo disse...

Vou continuar a "bater no ceguinho", mas mantenho a minha: Sócrates quer é o Cavaco, por isso resolveu apoiar Soares, não fosse o azar de M.Alegre vencer.
Felizmente, para despeito de Sócrates, cada vez que o Cavaco abre a boca desce nas sondagens. E, como não pode fazer uma campanha calado, há 2ª. volta de certeza.
A popularidade do M.Alegre vai permitir que seja ele a passar junto com o Cavaco. Então veremos até onde vai o cinismo de Sócrates... (nem me atrevo a comentar).
Como esta guerra não é bem a minha, vou votar em quem não tem problemas em dizer a verdade.
O meu voto é no F. Louçã.
É necessário que, olhos nos olhos, alguém grite que assim... não vamos lá!
Na 2ª. volta, logo veremos.

vermelhofaial disse...

Nem acho que Alegre seja o maior da sua rua, seria se tivesse ido lá e votado contra. Assim, fez o minimo que se podia esperar.
Aham...Saem mais uns glasses para o cegueta.

Anónimo disse...

O Alegre não só desrespeita os eleitores ao faltar à discussão e argumentar que está em campanha, como disse que votaria no orçamento, embora com uma declaração de voto que não revela. De que tem medo? São os cáculos eleitorais e a gestão do silêncio à moda de Cavaco? Manuel Alegre, tal como no passado é cumplice destas politicas e votaria a favor se fosse necessário, disse. Ao lado do aparelho. Alegre aprova estas politicas e se não aprova faltava-lhe a coragem para enfrentar o aparelho, em nome do jogo eleitoral baixo.

vermelhofaial disse...

Pois, estou de acordo, tinha mesmo era que enfrentar o aparelho e votar contra, mas quer ganhar votos dentro e fora do partido.
Não se pode exigir a Alegre que tenha a postura de Louçã, "é a vida".
Dos candidatos que temos e se quisermos eleger um presidente, para todos os portugueses, da área de esquerda cada vez há menos por onde escolher. Soares é chão que já deu uvas, Jerónimo e Louçã tem outros objectivos, também importantes, mas não é a eleição.

Anónimo disse...

Leiam o artigo deste link http://www.semanario.pt/noticia.php?ID=2498
... e digam lá se o meu raciocínio não tem razão de ser?
Sócrates quer é o Cavaco, os próprios comentadores de direita o dizem.
Como também referi, foi o PS que sempre deu as maiores machadadas nas aspirações dos trabalhadores deste País.
O PS é o Cavalo de Tróia da direita em Portugal.

Cláudio disse...

Não sei se ficou bem na fotografia... abandonar o barco não fica bem a ninguém... muito menos a Alegre.

Anónimo disse...

Estou desiludido.
Alegre ausentou-se na altura da votação do Orçamento!
Foi um cobarde!
Ou ficava e votava contra. Ou... ficava e votava a favou. Ou... ficava e abstinha-se!
Aliás, Alegre é um homem do sistema. Votaria nele por um mal menor, mas assim não vê o meu voto!
Não quero para o meu país um PR cobardolas!
Bem no fundo, admitamos que ele concorreu por uma questão pessoal!
Definitivamente, (pelo menos neste caso) vou deixar as ideologias e utopias de lado e votar por convicção: LOUÇÃ!!!
Ou então, uma vêz que já temos autonimia, governo, e assemleia, acaba-se com o Ministro da República, independência para os Açores e um PR para a nova República Democrárica dos Açores (RDA).
Alegre não!
Se é Louçã que me "enche as medidas" é para ele o meu voto!
E ESTÁ DECIDIDIO!!!

vermelhofaial disse...

E decidiste muito bem. Não há dúvidas que Louçã é o único candidato que tem propostas e trata os bois pelo nome.
De Alegre só espero que passe à 2ª volta e vença Cavaco, já que, apesar de tudo, é o candidato que melhor faz o pleno dos votos da esquerda.
Vou votar no Manuel Alegre, porque ao contrário deste não dormiria descansado sabendo que tinha contribuido para a eleição de Cavaco.

Anónimo disse...

Periquito!!!!
Espero que essa da independência seja mesmo só para brincar.
Da mesma forma, espero que as outras convicções sejam a sério.
Quanto às contas do nosso amigo Vermelho...
Vamos lá a ver:
Num universo de 100 votos, e fazendo contas só a 3, 15 para A, 40 para B e 45 para C, passam à 2ª volta B e C, porque C não teve a maioria absoluta.
No mesmo universo 25 para A, 30 para B e 45 para C, também passam B e C, pela mesma razão.
Será isto difícil de perceber?
A diferença está em que marcaram a sua convicção 25 e não apenas 15, o que, agora sim, faz uma diferença muito grande.
Na 2ª. volta, havemos de engolir o sapo que custar menos, paciência!

vermelhofaial disse...

Ainda no campo da matemática, imaginemos um candidato D que passava à 2ª volta e aí levava uma humilhante derrota.É certo que tinhamos votado todos de acordo com as nossas convicções, mas tinhamos contribuido para a eleição de C.
Será que dormiríamos descansados

Anónimo disse...

Companheiro! 'tás a desconversar.
Cavaco, Soares ou Alegre, na actual conjuntura? A merda é a mesma!!!!
Pretendes dizer que não devemos votar segundo as nossas convicções?!
Isso é o que anda muita gente a fazer há 30 anos.
A seguir às eleições arrepende-se, mas como a memória é curta..., volta a cair no mesmo erro nas eleições seguintes... e assim sucessivamente.
Espero que não seja "ad eternum". Pelo menos isso, já agora...

vermelhofaial disse...

Acho que sim, que se deve votar de acordo com as convicções, principalmente se for para dar força às propostas corajosas e frontais de Louçã. Simplesmente ponho a hipótese de engolir o sapo na 1ªvolta, não vá o diabo tecê-las e levar com o Cavaco. Para mim o objectivo central desta eleição é não eleger o candidato da direita.
Apesar de tudo há diferenças e Soares não consegue vencer na 2ªvolta.

Anónimo disse...

É claro que a RDA é já para a "canalhiçe".
Quanto às convições, entendo o que é optar por um mal menor, mas fiquei deveras revoltado em Alegre ter manisfestado - ainda por cima na TV - descanço e sossego se cavaco vencesse???!!!
Ou seja, Alegre quer ganhar, para combater um dos resposnáveis pelo nosso atraso de 30 anos, mas se cavaco vencer "tá tudo ben meu".
ALguém me expilica?
Pelo menos tivesse calado. Mas talvél não. Assim, pelo menos definiu-se e realmente é tudo "merda" do mesmo saco.
Defenitivamente um homem não é um macaco e portanto, apesar de continuar a ser idealista e utópico, vou passar a agir CONVICTAMENTE!
Pelos menos poderei deitar-me descançado com a minha consicência (que é o que de melhor existe no undo) e afirmar publicamente: para essse peditório não dei eu!
Força Louça, dá-lhes, sem dó nem piedade, nessa cambada!

Anónimo disse...

Afinal M.Alegre disse hoje em entrevista à rádio que votaria a favor do orçamento.
Está tudo dito. Afinal a sua candidatura nada traz de novo.