Pesquisar neste blogue

domingo, novembro 06, 2005

Em breve, da França para toda a Europa!

Os incidentes acontecidos na região parisiense, que começam a estender-se a toda a França e se farão sentir, não tardará muito, em toda a Europa.
Hoje, as reivindicações, justificadas, dos imigrantes norte-africanos, e outros, que vivem em condições miseráveis por toda a França, sobretudo na região parisiense, e porque são imigrantes árabes ou pretos, não devem merecer a devida atenção por parte das autoridades. Cometem exageros, como tantos erros foram cometidos nas políticas que lhes dizem respeito.
Sei que a França é um país acolhedor, que não é nem xenófobo nem racista. O mal reside nos sucessivos governos de centro-direita, que mais não pretendem que apoiar os seus amigalhaços capitalistas, tratando os imigrantes como se escravos fossem, colocando-os em bairros/guetos, ou que rapidamente neles se transformam, marginalizando-os e deles se não importando mais que sugar-lhes o pouco sangue que ainda possam conter suas fracas veias.
Com o tempo, vai chegando o desespero desta gente. Mas os governos de direita, verdadeiros autistas e opressores dos povos, sobretudo dos imigrados, apenas lhes oferecem orelhas surdas e o total desprezo.
Surgem estes actos de insubordinação, criticáveis e condenáveis..., e então parecem despertar. Tardiamente e levando à expulsão dos "bandidos dos explorados até então".
Mas, rapidamente tratam de querer dizer estarem interessados em fazer o que nunca fizeram até aí, sendo demasiado tarde para muitos que só queriam poder viver melhor que no seu país de origem.
É conveniente que os governantes comecem a acordar duma vez para sempre e se dignem pensar e fazer pensar que devem respeitar-se os direitos humanos de todos.
Para bem do mundo e das sociedades e sobretudo da paz universal.

Já agora! Se a riqueza desta planeta não estivesse totalmente concentrada no Hemisfério Norte, apesar de grande parte das matérias-primas, incluindo mão-de-obra barata, se achar no hemisfério Sul, será que a pressão da emigração não seria bem menor?
A verdade é que esta coisa fabulosa que é a Globalização até agora só tem servido para alguns poucos se encherem ainda mais e para cavar ainda mais o fosso que separa o Norte do Sul.
Também em Portugal, o aumento das desigualdades entre ricos e pobres só poderá trazer mal estar social a muito curto prazo.
Se eu não gosto de ter má vizinhança, e se isto se terá que transformar mais tarde ou mais cedo numa Aldeia Global, é capaz de ser boa ideia eu começar a tentar ter vizinhos respeitáveis. Já que ainda não podemos sair daqui para a Lua, resta-nos esforçarmo-nos por proporcionar aos nossos vizinhos mais pobres uma valorização do seu nível de vida para que possamos ser bons vizinhos.

1 comentário:

Caiê disse...

Também já "gritei" muito sobre a problemática dos imigrantes e da xenofobia que anda a alastrar. A França, a Alemanha, a Aústria, a Bélgica têm todas a mesma Frente Nacional, que existe também em Portugal e cabeceou a célebre Manif. Aliás, o seu líder é um ex-condenado por um crime racial, como todos sabem. É uma VERGONHA sem nome, o que se anda a permitir. Sem se dar cobro a isto, a situação vai piorar e muito!