Pesquisar neste blogue

quinta-feira, novembro 24, 2005

2 sondagens do mesmo dia - valem o que valem


Cavaco Silva perde terreno e não garante eleição à primeira
Candidato da direita mantém vantagem confortável. Alegre reforça segundo lugar


paulo baldaia

Cavaco Silva mantém uma confortável vantagem sobre os principais adversários, mas ficou mais longe de ganhar na primeira volta. O candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS tinha em Outubro 48,8% dos votos e tem agora 44%, sem contar com os indecisos.

Manuel Alegre mantém-se como o candidato com mais possibilidades de disputar uma eventual segunda volta, tendo subido em relação ao barómetro de Outubro qua- se um ponto percentual. Alegre tem agora 14,6% das intenções de voto, alargando ligeiramente a diferença em relação ao candidato apoiado pelo PS, Mário Soares, que sobe apenas três décimas, para os 10,6%.

À esquerda há uma mudança de posição entre o candidato comunista, Jerónimo de Sousa - sobe ligeiramente para os 4,9% -, e o candidato do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã - está agora em quinto lugar, com 4,6%


10 comentários:

a.castro disse...

Assim é o costume... com esta disparidade nos resultados das sondagens, os que "vão à frente" dizem que no "fim é que se sabe mas é melhor ir à frente do que atrás". E os que "vão atrás" dizem que as sondagens "valem o que valem".
Não dá para enganar... a gente já tem muitos anos "disto" e "daquilo": "disto" para os candidatos, "daquilo" para as "2 sondagens no mesmo dia"!...
Abraço

Anónimo disse...

Há um pequeno truque. Somar as duas sondagens e dividir por dois.
Estou em crer que os debates televisivos vão mexer (e de que maneira) com estas sondagens. E os cavaquistas já estão com medo. Ainda ontem num debate radiofónico, na RDP, o director de campanha de cavaco não apareceu e nem justificou! É sintomático.

RD disse...

errr... não sou cavaquista, só gosto do homem, mas aqui pa nós... tremo, mas de alegria pelos resultados das sondagens.
Caramba, está uma diferença do diabo e vocês dizem que quem defende o cavaco está nervoso?
ihihihih. ok!

Anónimo disse...

Não sáo nervos. São medos ...dos debates!

Anónimo disse...

Quando cavaco iniciou o seu ciclo de 1º ministro, Gado Bravo teria 9/10 anos (?) Lembra-se da terrível década de cavaquismo que sofremos. O homem até fez alguma coisa. Teve duas maiorias absolutas! Até era economista (nos últimos anos tivéramos sido governados por...advogados!) Mas foi (mais uma vez) O POVO A PAGAR A CRISE! E no aspecto humano, aquele homem é… desumano! Ele fez "coisas" que não lembrava ao diabo! Quando Guterres ganha (porque cavaco foge com o rabo entre as pernas/e aqui foi o Mota Amaral) foi mais com votos de castigo ao cavaco (tal como aconteceu com sócrates a santana). Nos meus quase 50 anos de vida, nunca vi uma arrogância de um politico/governante como a dele em afirmar aos jornalistas que o pressionavam se também não cometia erros, que: nunca se enganava e raramente tinha dúvidas! Isto é revoltante e aviltante!!! E é um homem destes que vai ser o próximo PR. Não tenho dúvidas que ele vai fazer um mandato de perseguições e vinganças! É o que ele é! Demonstrou-o como 1º Ministro! São factos! Como querem desmentir factos! Se gostam assim tanto deste cavaco, que votem nele e depois o aturem. Não me venham é negar evidências. E duma vez por todas, esse déspota não merece mais nenhum meu comentário. O pior é que os outros candidatos que se perfilam são quase todos iguais! Como diz o “vagabundo”: chegam lá e modificam-se. Por outro lado, Louçã PR é uma utopia? Mas eu, e também duma vez por todas, vou ordenar os meus princípios, com as convicções há cabeça! Liberdade de opiniões e de opções para todos, mas...não me venham "comer" por tolo!

Anónimo disse...

Bom fim-de-semana para todos

Anónimo disse...

não há pessoas perfeitas, e muitos de nós dizemos disparates maiores que o "não tenho dúvidas e raramente me engano", isso não é argumento.
continuo a gostar dele e a preferi-lo aos outros todos.
acredito que as pessoas mudam, tanto que - o soares mudou... para pior! está demente. o alegre parece um puto a fazer beicinho e o cavaco está à sua medida.
não sabe falar... oh pois paciência, quero lá saber, mas sabe estar. tem uma boa postura e sinceramente não me interessa minimamente se é arrogante ou não. não me sinto diminuida com isso.

bom fim de semana a todos tb! :)

vermelhofaial disse...

A melhor maneira de estar é com a boca cheia de bolo-rei, pois a falar corre-lhe a espuma nos cantos da boca. Além de ser o candidato da direita e do capital, ainda nos vai envergonhar pela sua maneira de estar.

RD disse...

ah pe-li-ze...
até que ele envergonhe alguém pela sua maneira de estar os porcos hão-de voar e as galinhas hão-de ter dentes.
vergonha tenho eu dum soares caquético que só sabe acusar e dizer mal - tal tristeza, parece uma criança. pensar que aquele homem já foi um homem de jeito. antes tivesse estado quieto no seu canto. o mais grave é que o zé povinho gosta é disso, de cantigas de maldizer.
dos outros nao tenho nada a dizer, há políticos que eu tenho bastante respeito apesar de serem de esquerda ou do camandro a quatro. não sou cega.

vermelhofaial disse...

Também acho que o Soares devia ter-se deixado ficar a mandar "umas postas de pescada" nos seus prgramas na TV. A mesma água não corre duas vezes debaixo da mesma ponte.