Pesquisar neste blogue

segunda-feira, novembro 14, 2005

Não há vergonha!

Em Portugal a inflação é sempre subavaliada, prevê-se sempre um valor muito abaixo daquele que se verifica depois na realidade. Esta previsão por defeito serve de base à contratação colectiva e ao estabelecimento do salário mínimo. É principalmente por esta razão que anualmente os trabalhadores vêem baixar os seus salários reais e consequentemente o seu nível de vida.
O salário médio do português é o mais baixo da Europa, mas o salário mínimo é uma vergonha para todos nós. Mais vergonhoso é o aumento de 0,33 €/dia que o governo quer aplicar, argumentando que são 3% para uma inflação prevista de 2,6%. Mais uma vez as previsões vão falhar e todos vamos perder poder de compra.
Veio Freitas do Amaral dizer que o salário médio vale agora mais 50% do que valia há 30 anos atrás. Pois, se ele ganhar 6 ou 7 mil euros e eu ganhar o salário mínimo 386 €, a média são 3 mil e tal euros, mas eu fiquei a chupar no dedo.
O salário mínimo foi criado a seguir ao 25 de Abril e destinava-se a corrigir a situação de pobreza e baixos salários, o seu impacto foi enorme, quer nos trabalhadores abrangidos quer na significativa melhoria do nível de vida que proporcionou. Mas depois desvalorizou-se não acompanhando nem a evolução do rendimento médio nem sequer o aumento da inflação. Segundo os sindicatos, se o salário mínimo se limitasse a acompanhar a alta verificada nos preços no consumidor, o seu valor seria, no início deste ano, de cerca de 500 euros.
Começa a ser tempo dum novo 25 de Abril.

1 comentário:

a.castro disse...

Meu caro "vermelhoFaial",
Já encontrei no meu controlador de referências, pelo menos duas vezes,o Estrelinha Ajuizada - que inseri desde logo nos meus links de blogs. Assim mantive as coisas, durante uns dez dias, à espera de feedback. Como nada aconteceu, desinseri o link.
A minha "política" de links obedece a três pressupostos simultâneos: gostar do blog, linká-lo e ser linkado. Quando o 3º pressuposto se verificar retomarei o 2º. Espero que nada disto seja controverso.
Abraço
Malaposta