Pesquisar neste blogue

quinta-feira, novembro 10, 2005

Ler na retrete: uma experiência homeostática

Eu tenho o saudável hábito de ler na casa de banho, costume que parecendo estranho, sei que muita gente partilha.

O momento de defecção é um momento necessário na fisiologia humana, o qual, para muitos, é um tempo perdido, por si só. Eu digo que não. É um momento preciosíssimo! Nestes momentos de ida à casa de banho aproveito-os para ler. De facto, se o acto de cagar não for devidamente acompanhado por uma generosa leitura, o acto em si, serve de muito pouco. Por isso leio enquanto cago. Não pensem que leio qualquer coisa, como os folhetos do Modelo ou os avisos urgentes das Selecções . Não, é nesses momentos de privacidade que alargo os conhecimentos de informática ou tomo conhecimento das últimas (já requentadas). Há sempre à mão uma revista Exame Informática ou o Incentivo do dia.
Confesso que as melhores leituras de poesia são feitas na casa de banho. Dois esforços em um: o de cagar e o de entender...
Cagar a ler é uma experiência homeostática (uma palavra difícil fica sempre bem): Entra cultura, sai merda. É uma boa forma de se manter o equilíbrio natural das coisas.

Tirando o facto de estar muito tempo na sanita poder provocar hemorroidas, pode dizer-se que é benéfico que se leia enquanto se caga.

1 comentário:

Caiê disse...

Eu conheço um rapaz que toca viola enquanto caga... Imagina o tempo que eu não espero para ir à casa de banho, Senhor!