Pesquisar neste blogue

domingo, outubro 23, 2005

Gripe aviária - também é negócio!


Morre-se aos milhões, em todo o mundo, de doenças – de algum modo- evitáveis: ou porque existem as respectivas vacinas, ou porque existem tratamentos, ou medidas de prevenção.
Uma doença mortífera que causa mais de um milhão de vítimas mortais todos os anos, é a malária. Não é notícia da média, pois «somente» afecta as nações mais pobres, dos países tropicais e equatoriais.

As gripes assumem frequentemente forma de pandemia porque o vírus gripal é transmissível pelo ar. O que não nos diz a média, e que os cientistas sabem, é que as gripes têm as aves como reservatório... Ou seja, o vírus, habitualmente, infecta aves e estas disseminam o vírus: este pode mutar no sentido de causar infecção e doença noutras espécies (incluindo os humanos).

Quanto à pandemia aviária (zoonose) da gripe actual, será uma coisa boa ou má, a OMS antecipar a feitura de uma vacina? Para prevenir a hipótese desta pandemia avícola com potencial de infecção, doença e morte nos humanos, sofrer uma mutação, tornando possível a sua transmissão directa de humano para humano, isso faz sentido. Porque, neste caso, os humanos morreriam aos milhões... a não ser que... assim que se detectasse um foco de epidemia humana fosse administrada a vacina nas zonas geográficas atingidas e outras de risco.
A histeria - por outro lado - é um fenómeno mediático "a gripe aviária mediática"... essa que levou a uma corrida do público dos países ricos à compra de medicamentos anti-virais, bastante caros, nalguns casos...e esgotando os stocks. Mas esses anti-virais serão de fraca ou nenhuma eficácia para uma pandemia de gripe deste género (mas foi eficaz e lucrativo para a indústria farmacêutica!). Os média controlados pelo grande capital são potenciadores das histerias colectivas, indutores de comportamentos irracionais, porque jogam com a ignorância, para venderem (pseudo)informação.

Quanto mais ela "mexe" com as pessoas mais se «vende» a notícia, quanto mais inquietadora, mais é lida ou ouvida ou televisionada; toda a gente sabe isso.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não creio que tenha sido vírus, mas parece que uma estrelinha azuizada está brilhando para os lados do PS Faial. Tudo indica que o entendimento PS-CDU vai por diante, inclusivé a atribuição de pelouros a estes, como forma de viabilizar uma maioria na Câmara e uma governação estável.
Afinal, o sentido de voto à esquerda, do povo está a prevalecer. Aliás não podia ser doutra forma, até com a atitude de ALberto Pereira em demitir-se.
Quanto hà gripe, em tudo poderá haver negócio. Basta apenas homens gananciosos e sem escrupulos.

Anónimo disse...

Este virús e todo o alarme gerado à sua volta, pode ser de facto publicitário e virado ao negócio, mas a probabilidade de uma pandemia, a meu ver, é cada vez maior. Muitos são os casos de pessoas cada vez mais doentes e débeis fisiologicamente, visto não acontecer um processo de selecção natural dos mais bem adaptados aos ecosistemas envolventes. Saõ cada vez mais os casos de pessoas com problemas respiratórios, asmas e doenças similares, e tal não acontece por acaso. Ao mesmo tempo que procuramos freneticamente medicamentos para solucionar determinado problema ou doença, estamos, na grande maioria dos casos, a desenvolver estirpes cada vez mais resistentes e violentas. Chamo a este fenómeno o "medo aterrador da morte, ou de uma vida mal vivida" e todos nós nos deixamos dominar por ele e é desta forma que aos poucos vamos dando cabo deste nosso Mundo.

RD disse...

Eu ainda sou do tempo dos espalhanços nos jardins, das cicatrizes, de comer terra e de muito ar livre.
Cada vez mais os putos passam a vida atrás dum ecran. Pudera se não hão-de ter poucas defesas.