Pesquisar neste blogue

segunda-feira, outubro 10, 2005

Alerta! Faialenses!


Muito cuidado com os socialistas faialenses, eles estão à rasca com a nova composição do elenco camarário.
Começam a circular vozes no sentido de criar um lobby com vista a um possível acordo do bloco central para a gestão do município.
Apesar da derrota e consequente demissão do líder e candidato do PSD, ao contrário do reforço e da eleição da equipa de Decq Mota, os dirigentes socialistas, fazendo vista grossa do sentido da votação de ontem, preparam-se para trair a vontade popular de ver se o José Decq Mota é homem para dar uma ajuda no lançamento do Faial na senda do progresso.
Os socialistas tremem de medo, não vá Decq Mota comer vivo o presidente da câmara, fazer-lhe sombra ou tirar algum protagonismo, mas descansem que o José já deu provas da sua lealdade, seriedade e de que sabe trabalhar em equipa, mesmo com quem tem ideias diferentes.
Tenham juízo, saibam ver os sinais e constituam uma equipa forte, trabalhadora e que ponha os interesses do Faial à frente dos interesses pessoais ou partidários.

O Povo quer uma Câmara de esquerda.

26 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo vermelhinho. Imperativos de vária ordem, nomeadamente profissional me impediram a visita ao teu site. Não foram questões eleitorais! Bem pelo contrário pis os resultados embora não completamente satisfatórios, já me deliciaram nalgumas situações. Também concordo, quero e exijo (faca aos resultados) uma CMH de esquerda! Só que, pelo que noticia a RDP Açores, esta manhá, as movimentações apontam para entendimentos entre a CDU e o PPD! E também a nível de Assembleia Municipal!? Não entendo?!

vermelhofaial disse...

Bom, quer dizer mau, também já ouvi essa notícia, mas por enquanto recuso-me a acreditar. Espero não ter que morder a lingua e dar razão aos amigos do BE, que aqui defenderam que o voto na CDU era votar na continuidade e que tudo ficaria na mesma.
Espero que as notícias que circulam sejam a voz da reacção a criar o seu lobby.
Ainda alimento a esperânça que prevaleça o bom senso.

RD disse...

Estrelito, espanta-me essa ausência de bom-senso ao querer uma Câmara de esquerda quando se sabe que o povo votou nas pessoas e não nos partidos!
O objectivo é o pluralismo e não a criação de lobbys. Nesta fase de procura de consensos, não me interessa minimamente se a Câmara é de esquerda, de direita ou de centro, interessa sim, que saibam todos trabalhar como gente grande e a favor do Faial. Já ouvi muita coisa e, sinceramente, acho que é bem mais fácil haver entendimento entre a CDU e o PSD, simplesmente pela razão de que se dão melhor pessoalmente. Não é novidade!
Gostaria que o João Castro não desse passos em falso já para criar mau ambiente, porque a gestão vai ser mesmo feita por 3 partidos, quer ele queira quer não.
Diabos partam a polítiquice.

Anónimo disse...

Vê se consegues enviar algo para vvv.furtadorosa@sapo.pt a testar o funcionamento do e-mail. ok?

Anónimo disse...

O José dá-se melhor com aquela pulguita do Garcia? Essa é muito boa e uma grande novidade para mim!

vermelhofaial disse...

Discordo em absoluto da posição de Gado Bravo.É verdade que o Povo votou nas pessoas, mas votou mais numas que noutras e o elenco tem de ser encontrado entre aqueles que tiveram mais votos e os que representam uma crescente implantação e não com quem vem sendo sucessivamente regeitado. Em segundo lugar há que saber estar na política e não confundir relações pessoais com relações institucionais, em terceiro porque a gestão da Câmara tem que ser competente, rigorosa e com uma grande preocupação social, de acordo com os valores tradicionais da esquerda e finalmente, mas poderia ser primeiramente, reflectir os resultados e a vontade daqueles que se deram ao trabalho de pôr o voto na urna.

Anónimo disse...

eu não quero ser um desmancha-prazeres, mas se a tradição ainda vale alguma coisa a CDU vai aliar-se ao PSD, pelo menos aqui no Continente tem sido assim. E é pena porque pelo que aqui tenho lido o Decq Mota é um grande homem de esquerda a sério. Mas já o Ruben de Carvalho dizia que ele não fazia acordos com o Carmona mas se o partido definisse essa estratégia ele aceitaria essa aliança.

Anónimo disse...

Embora mantenha tudo o que disse, bem lá no fundo... pensando com o coração..., gostaria de estar enganado.

Caiê disse...

A CDU aliar-se ao PSD? Eu bem sei que estou lendo sem óculos, mas...

Anónimo disse...

PS-CDU / PSD-PS / CDU-PSD
Alguém me explica onde ficam os ideários programáticos?
Então para quê tanta critica e troca de azedumes em campanha e agora vão todos a monte? ou aos molhinhos de dois?
E as promessas? Todos juntos e cumprir os programas dos três? Vá lá, que talvês não fosse mal. Mas... que raio de politica é esta!
Acabando as eleições andam mas é todos atrás do mesmo PODER!!!
Então algum dia um comunista consegue "casar" com um pepedezinho direitista que é o caso do Garcia?
E depois é inconcebivel alianças netre CDU e PSD! Então os PPD's não foram derrotados? o próprio Pereira na note das eleições não se demitiu? (será que também vai fazer o mesmo como deputado? Duvido!)
Isto é uma charada que me delidude completamente. Está-se a desvirtuar o sentido de voto depositado na urna!
PDS-CDU ou...CDU-PSD só irá demonstrar uma ooisa:
- Interesses partidários e pessoais, acima do interesse colectivo de quem votou neles!

RD disse...

Meus caros, a ver vamos o desenvolvimento da coisa. Note-se que os acordos são meramente de gestão estratégica autárquica nestes anos, não quer dizer que cada um abdique da sua planificação. Apenas se traça uma planificação em conjunto entre os 2 partidos. Acho bem, terão menos um problema - já basta o que terão pela frente.
Depois, deixo-vos a pergunta não-ingénua, de o que é actualmente a "grande preocupação social, de acordo com os valores tradicionais da esquerda"??? Tenham paciência mas esse chavão/bastião da «igualdade social» já é praticado há muito por todos. Sociais-democratas somos todos, meus caros.
Estrelito, as estatísticas tem várias leituras, como sabe. É preciso ter algum cuidado e abertura no seu entendimento.
Eis a minha leitura (não estática, evidentemente):
Pesos:
Que o Faial estava descontente com o PS - sim, não tenho dúvidas; Que o Faial não conhecia o Alberto Pereira de lado nenhum - sim, influenciou significativamente o voto; Que o Faial respeita o José Decq Mota como homem forte na política que é - sim, facto.
Contrapesos:
Que o Faial tem medo de mudanças bruscas - facto - voto PS; Que o José Decq Mota foi buscar muitos votos a outros partidos - facto - (mas não pelo partido, por ele) aqui uns arriscam a mudança; Que o PSD não se tornou opção por imposição de forças maiores - hipótese.
Temos que pensar um pouco o que se passa actualmente, os comunistas já não comem criancinhas nem a extrema direita está toda na Opus Dei. Apesar de eu crer que ainda hajam ideologias estas estão desvirtuadas. Completamente.
As pessoas precisam de abraçar causas à força toda, ou senão, pessoas fortes que os governem. Penso eu, mas claro que aguardo a vossa opinião. Estamos cá para isso.

Anónimo disse...

Vim apenas dizer que as minhas reflexões partem sempre dum ponto de vista do povo, não com interesse em defender algum partido. Registe-se.

GB

Anónimo disse...

Meus amigos. Ainda sou daqueles que acredita nos ideários políticos. Chamem-se idealista, utopista, ultrapassado ou até mesmo ingénuo, mas entendo a politica duma forma muito simples (se calhar impossível):
- Governa quem vençe e faz oposição quem perde - apesar de haver vitórias com sabor a derrota e perdedores com "triunfos".
Uma boa governação está intimamente associada a uma boa oposição!
Acredito nos homens e nos seus projectos, mas... e as oritenções politico-partidárias? Ficam na gaveta? (tal como Soares fez na década de oitenta com o socialismo e repetido agora por Sócrates?

Anónimo disse...

Há! O Povo votou nas pessoas. Pois. Então, Decq Mota com quem se alia? Com o Pereira que foi um derrotado e até se demitiu do Partido? (sendo ele o "Chefe")
Então se o Povo votou, está votado!
Os vencedores foram João Castro (recorde-se que ganhou as eleições) E se há mais vencedores, é José Decq Mota que subiu (e de que maneira) a votação e que "roubou a maioria absoluta ao PS.
Então qual a lógica de entendimentos CDU-PSD (entre um vencedor e um perdedor?)
Não foi isso que o Povo transmitiu - continuou a dar vitória ao PS, aumentou a confianças na CDU e "castigou o PSD!

vermelhofaial disse...

Estou com o "periquito". Mas ainda quero largar mais uns pontos:
Ponto 1 - Apesar dos conceitos "esquerda e direita" serem permanentemente desvirtuados, ainda há valores como : democracia participativa, diálogo, desenvolvimento equilibrado, investimento público, etc. que são mais caros a partidos da chamada esquerda, enquanto que a direita valoriza mais a democracia representativa, o investimento privado e o desenvolvimento a qualquer preço, mesmo que isso provoque desigualdade.
Posto é bom dizer que o PS às vezes faz pisca para a esquerda e vira para a direita.
Ponto 2 - A minha posição aqui, e no dia das eleições quando pus o voto queria o José Decq Mota como presidente da Câmara e uma maioria de esquerda, junto com o PS.
Ponto 3 - Conheço as figuras e os partidos em questão, conheço os tiques do João Castro e sei que o PS está-se borrando de medo do Decq Mota, mas também conheço este e sei que aqueles não têm razão para tanto medo. Também conheço as figuras do PSD, mas estas, pelo seu valor pessoal e pelo que o partido representa, não convenceram o eleitorado e a mim muito menos.

RD disse...

Eu também os conheço a todos e muito bem, por isso disse o que disse. Estrelito, podíamos ficar aqui horas a trocar galhardetes ideológicos, e acredito que tivessemos material para isso, mas o que interessa agora é perceber o porquê da parceria duns com outros em vez de fazer renda.
Periquito, pela sua interpretação linear duma eleição, cito: "Governa quem vence e faz oposição quem perde" - chamo-lhe a atenção que as percentagens obtidas pelo PSD e CDU dão direito a 2 vereadores cada, como sabe. E chamo-lhe a atenção que pelos factos estatísticos, a CDU ainda ficou abaixo do PSD.
Sem meias medidas (porque meias são para as pernas), o que acontece é que temos uma Câmara com 3 cores.
Da minha parte, óptimo.
Já vos disse antes aqui que acho muito bem que se comecem a aceitar uns aos outros porque vai ter mesmo que ser e acho até que vai ser pegagógico. Uns vão abaixar a crista e outros trabalhar mais - além disso acabam-se os tachedos.
A estratégia da coisa é em vez de se perder tempo na altura com cada um a puxar para o seu lado, 2 juntam-se mais cedo e chegam a consenso.
A quem menos interessa uma coligação é ao PS - logicamente por já mandar - logo, restando os que estão a meio gaz, o melhor que têm a fazer é isto, e assim têm mais força nas decisões.
Corrijam-me se estiver enganada.

Anónimo disse...

"Uma Câmara a 3 cores"
A ideia até não seria má. E eu, (que até sou um idealista), já estou a imaginar os três juntos com todas as suas promessas em cima da mesa e a decidir cumpri-las todas! QUe bom seria. Mas é uma utopia. Mas eu até sou utópico!
Como alguém um dia cantou: "ninguêm tem a solução perfeita, ninguêm descobriu a sistema perfeito"
Entendo, e comungo, a ideia do "vermelhinho". Até também compreendo a "solução" de "gado bravo", só que também continuo a entender que o PS vençeu, a CDU, sendo a 3ª força mais votada, foi a primeira na subida de votos e o PSD, sendo o segundo em votos, foi o 3º em perca dos mesmos!
Acima dos sistemas, estão os homens - entendo eu - que bom seria - repito - essa solução de uma Câmara a três cores em pleno entendimento e com um único objectivo:
- A defesa dos interesses da nossa querida ilha, o desenvolvimento, progresso e bem estar dos faialenses! Há sim! era a satisfação total.
Mas a realidade é bem diferente. A lógica é de quem ganha, sem maioria, estabelecer acordos e nunca, os que perdem, estabelcerem acordos entre si, nas costas dos vencedores.
Assim, continuo a defender PS-CDU.
Porque um acerto entre CDU-PSD (ou PSD-CDU?) seria desvirtuar o sentido do voto do povo (apesar de tudo, soberano).
ALém dos mais, por conheciemnto pessoal, nunca o José se poderia entender com Garcia, que em minha opinião, é o cinismo em pessoa!
Admito que este é um assunto muito delicado, por isso, espero sinceramente, que pervaleça uma coisa, afinal, tão simples e tão eficaz: O BOM SENSO!
Em minha opinião.

RD disse...

Periquito, eu não tentei arranjar solução. Apenas coloquei como hipótese os raciocínios deles.
Costuma dizer que para se ser idealista tem que se ser realista primeiro, caso contrário somos utópicos. Eu sou uma idealista, mas gosto de pensar que entendo o real duma forma pragmática. É o que é e mais nada. A ver vamos os desenvolvimentos.
Mais uma coisa, vamos continuar na linha da discussão de ideias, e não na de pessoas. O carácter das pessoas não é para aqui chamado já que não somos autoridades em fazer juízos de valores, apenas de factos.

RD disse...

*Costumo dizer e não "costuma dizer".

Anónimo disse...

Finalmente!!!!!
Começam a discutir-se ideias.
É evidente que não podemos discutir pessoas só de "per si", mas sim inseridas num projecto político.
Vermelhofaial é idealista e consequentemente, boa pessoa que prima pela sinceridade.
Faltam-lhe as bases para a discussão política, mas lá irá chegar.
As "coisas" são como são e não como gostaríamos que fossem. Cabe-nos a nós promover a mudança, o que não é fácil.
Mas, sinceramente, o mais pequenino passo dá um prazer tremendo.
Continuem que estou a gostar.

Anónimo disse...

Bloquista, a ideia de continuar a conversa é boa, mas isto não é um circo ou um desfile de vaidades. Como "continuem que estou a gostar"?
Entre também... homessa! ;)

GB

Anónimo disse...

Credo!!!
Eu até costumo entrar...
... essa do vaidoso não me serve, mas o "entre também" não é despropositado.
Penso mesmo que tenho dado um contributo muito sério, aberto e sem segundas intenções.
Defendo as minhas ideias. Deixo que sejam confrontadas.
Enfim faço o que posso e sinto prazer nisso, principalmente por a tal não ser obrigado.

vermelhofaial disse...

Amigo bloquista convicto, agradeço os epítetos e espero um dia ter maiores bases para discutir e sobretudo entender a política, mas não quero deixar passar a oportunidade de o felicitar pela clarividência e força de convicções.
Neste espaço aberto à discussão, que alimento quase diariamente, com matéria de minha autoria ou transcrita, desde que com ela me identifique, sempre por puro prazer e com algum sentido de esclarecimento, também sem ser obrigado, lanço o assunto para a discussão, defendo e confronto as minhas ideias e algumas vezes acabo mudando de opinião, não sou de ideias cristalizadas.
Não percebi, mas há muita coisa que não percebo, a razão de tais elogios.

Anónimo disse...

Concerteza Bloquista, eu sei que participa e a do circo era na brincadeira, pensei que percebesse. Referia-me era a entrar outra vez na conversa.
Por cá estaremos sempre que a disponibilidade o permita para outras conversas. :)
Até breve caríssimos.

GB

Anónimo disse...

Mas ainda assim - a mensagem deste post era que o povo faialense queria uma Câmara de esquerde - e com isso estou de inteiro acordo. É uma clara ilacção da "leitura" dos votos.

Anónimo disse...

Nisso discordo.
O povo do Faial votou por várias razões, mas não por essa.
Acham mesmo que o povo tem noção das ideologias? Parece feio dizer isto, mas se andassem a bater couro nas campanhas veriam do que falo. Querem lá saber se é esquerda ou direita, querem é ser bem governados e por uma pessoa competente.
GB