Pesquisar neste blogue

terça-feira, setembro 27, 2005

Simpatizo com o BE, mas voto Decq Mota

O voto é uma arma.
O voto, como as armas, não pode ser usado de olhos fechados, às cegas, há que fazer pontaria e disparar certeiro.
Não quero, por opção, estar inscrito em partidos políticos, mesmo reconhecendo a sua importância, não quero cargos nem proveitos, mas também não quero estar sujeito a disciplinas nem vínculos partidários.
Tenho uma forte simpatia pelo Bloco de Esquerda, dum modo geral subscrevo e adiro às suas posições e combates, mas não sou cego e quero usar o voto como, em cada momento, acho que melhor serve o interesse colectivo.
Nestas eleições, para a Câmara vou votar no José Decq Mota, não no partido, mas no homem. Tal como foi, na Assembleia o melhor deputado ao serviço dos Açores e dos açorianos, também na Câmara dá garantias de ser o melhor representante dos munícipes.
No actual quadro, por um voto se ganha e por um voto se perde e o Decq Mota, pelo que conheço, é tanto democrata, amante da liberdade, defensor do progresso, do desenvolvimento e dos valores caros ao BE como eu. Sempre votei na sua pessoa e vou voltar a fazê-lo, convicto que estou fazendo a melhor escolha.
Foi um erro e uma ingratidão, do Povo do Faial, não reeleger o José Decq Mota para a Assembleia Regional. Agora, tem a oportunidade de dar o seu contributo para que possa ser eleito, senão para Presidente da Câmara, para vereador executivo, já que prevejo um resultado eleitoral muito disputado.

Por mim, Decq Mota pá Câmara.

16 comentários:

Unknown disse...

Independentemente das orientações políticas de cada um, uma coisa é certa. José Decq Mota foi dos parlamentares mais responsáveis, trabalhadores e, julgo não estar a ser injusto com ninguém, honesto.
Foi realmente pena que o povo do faial não tenha sabido aproveitar a mais valia de um deputado experimentado e sério, com ele.
E para mim, numa opinião muito pessoal, o lugar dele não é na câmara, é mesmo no parlamento açoriano. Acredito que a candidatura à autarquia faialense seja uma forma de continuar na política activa. De qualquer forma, acho que merecia um protagonismo mais regional e não local.

Caiê disse...

Concordo com o Zirigunfo.

José Marques disse...

Sei que não tenho vindo cá comentar o teu excelente blog, por falta de tempo, mas sobre isto, partilho da tua opinião, simpatizo com BE, até consto na lista para a assembleia de freguesia e votarei nas autarquicas BE, mas quanto ás presidenciais talvez Manuel Alegre, mas ainda nao reflecti muito bem.
Outra coisa queria deixar e que era um convite a visitares-me e deixares a tua data de nascimento, se concordares com os motivos, é claro
um abraço

Anónimo disse...

Como pode a estrela que se intitula de ajuizada, classificar o povo faialense de ingrato por não ter eleito o José para deputado? E então a velha máxima que o povo é quem mais ordena?

vermelhofaial disse...

Que é o Povo quem mais ordena, como máxima está correcto. Mas para que isso possa ser tomado à letra é preciso informação e esclarecimento, ou pensa o amigo que o Povo tem eleito parasitas e sanguesugas, sabendo perfeitamente as consequências de tal acto.
Dá sempre jeito atirar com essa máxima quando se pretende, mantendo o Povo no atraso e na ignorância, vender mijo por água de cheiro.
Falando de máximas, também há aquela: em terra de cegos quem um olho é rei ou: quem não sabe é como não vê.

Anónimo disse...

Admite o vermelhofaial que a máxima: "o povo é quem mais ordena" está correcta. Da minha parte também admito a ignorância que grassa em certo eleitorado, que vai mais na partidarite que nos projectos e nos homens. Estou em crer que se o José não estivesse no partido que está, até, se calhar, era presidento do governo dos açores. É preciso não esqueçer que a CDU, apesar de ser um projecto de cidadãos, tem à sua frente um comunista assumido e convicto, que nunca pôs em causa, e publicamente, os fracassos do regime ditatorial comunista, e esse é (para mim) o grande calcanhar de aquiles do José, embora reconheça a persistência (até mesmo obstinação) nas suas ideias.

Anónimo disse...

Uma pequena bicada quero deixar neste debate sobre um assunto que parece vai aquecer. Um enesquecível meu amigo afirmava que o mal dos politicos era por causa das cadeiras, pois "cá fora" eram todos bonzinhos e se sentando no "poleiro" ficavam tolos e iguais a todos os outros. Pelo conhecimento pessoal que tenho de Decq Motta, ele, antes, durante e depois, de ter sido deputado foi sempre a mesma pessoa!
E acima dos projectos e das ideias, estão as pessoas e as suas acções.
Há politicos que se prezam de obra feita! Creio que o José se pode prezar das suas acções (fectivamente realizadas!)

Anónimo disse...

SIMPATIZO COM O JOSÉ, MAS VOTO NO BE

Vamos lá a ver se a gente se entende!
Nestas coisas da política, há que ser claros. É evidente que algo vai mal no reino do PCP-Açores e o melhor sinal disso é o seu coordenador regional, de nome Aníbal!
Como diria o Gabriel Alves, não tem leitura do jogo, falta-lhe visão táctica e estratégica, enfim uma completa desgraça! Vai daí, e à
semelhança de todos os partidos institucionais, utilizam-se as eleições autárquicas para medir forças internamente. Nesse aspecto, acho que o José já ganhou ao Aníbal porque em Ponta Delgada a CDU vai voltar a ficar atrás do BE.
Falando agora do nosso Faial, toda a minha gente começou, de repente, a falar em participação, em transparência e, de facto, é de pasmar! Partidos que se
preparam para fazer passar alterações à lei que prevêm que o partido mais votado tenha todos os vereadores dos executivos camarários, a falar em
participação?? Transparência??
Partidos que contestam a bipolarização da vida política, agora começam a tentar fazer passar a teoria da tripolarização?
Será que está tudo pirado ou andam a tentar passar-nos um atestado de
estupidez?
Por estas e por outras e por não acredito em 'salvadores da pátria' é que vou votar BEm!
É tempo de dar um abanão a este ambiente mediocre de politiquice e, pelo menos tentar, devolver o poder de decisão áqueles que estão sempre na boca dos políticos mas apenas por razões de marketing eleitoral!

vermelhofaial disse...

Um objecto em apreciação, pode sempre ser vistos por diversos ângulos.
Aqui, analiza-se o voto para a Câmara.
Pode ser encarado teoricamente e de forma partidária/narcisista, valorizando interesses partidários, disputas internas ou mesmo disputa de espaço político.
Outra forma de encarar esse voto pode ser de forma prática, valorizando o interesse dos munícipes e tirando partido das capacidades e qualidades já demonstradas´, de José Decq Mota. E como dizia o Luis Neves noutro comentário a propósito das presidenciais: "deixemo-nos de tretas, não há convicções sem realidades", e a realidade é que está ao nosso alcance eleger Decq Mota e precisamos de alguém com tomates à frente daquela autarquia.

Anónimo disse...

'A ferrugem é uma peste dos tomateiros ao ar livre especialmente nos verões pouco quentes.
Como medida preventiva aspergir quinzenalmente, a partir de meados do verão, com um fungicida cúprico apropriado. O amadurecimento do fruto pode necessitar ser acompanhado com medidas de prevenção contra os pássaros (redes).' in guia prático de horticultura

vermelhofaial disse...

Da agricultura para a saúde.
Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o cancro, inclusive o de próstata.
Além do "superpoderoso" Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares. in Corpo & Saúde
E eu acrescento: Com os tomates, todo o cuidado é sempre pouco, na prevenção, no Verão e no amadurecimento. Especial cuidado com o manuseamento.

Anónimo disse...

Caro amigo, só um pequeeeeno comentário.
Quando diz:
"Um objecto em apreciação, pode sempre ser visto por diversos ângulos.
Aqui, analiza-se o voto para a Câmara.
...
Outra forma de encarar esse voto pode ser de forma prática, valorizando o interesse dos munícipes e tirando partido das capacidades e qualidades já demonstradas´, de José Decq Mota.";

Recordemos que o Zé, pessoa que prezo e a quem não nego qualidades, enferma duma grave doença: a estreita visão política da estrutura partidária que o suporta.
Digo isto, porque ele já foi anteriormente eleito por nós, para o mesmo cargo de vereador e, quando esperávamos que aquela voz nos defendesse, tal como tinha prometido..., mandou-se para outras paragens (leia-se Ass.Regional), defraudando assim todas as esperanças, ENGANANDO-NOS!!!!
Ora a situação repete-se. E seguindo a mesma táctica dos iluminados da "sociedade política", sim porque nós somos a "sociedade civil", estúpidos ignorantes que apenas têm que deixar na mão dos "iluminados" as decisões a tomar (isto foi um desabafo), se o PCP tiver a oportunidade de eleger o Zé para a Ass.Reg. ele vai candidatar-se de certeza e deixar-nos tal qual o fez no passado.
Eu quero acreditar que o Zé fez aquela asneira, por imposição do PCP e não por vontade própria, porque, se não foi assim, o Zé apenas pretende ser igual aos outros, ou seja: fazer parte da tal "sociedade política", demarcando-se assim destes estúpidos ignorantes da "sociedade civil".
BASTA!
Alto e pára o baile! Estão a apalpar a nossa inteligência.
Mudar... é p'ra já!!!
Vamos continuar estúpidos???!!!
Ou vamos começar a defender os NOSSOS interesses, ... votando BEm?
Eu vou votar BEm.


28/9/05 6:04 PM

Anónimo disse...

Caro amigo, só um pequeeeeno comentário.
Quando diz:
"Um objecto em apreciação, pode sempre ser visto por diversos ângulos.
Aqui, analiza-se o voto para a Câmara.
...
Outra forma de encarar esse voto pode ser de forma prática, valorizando o interesse dos munícipes e tirando partido das capacidades e qualidades já demonstradas´, de José Decq Mota.";

Recordemos que o Zé, pessoa que prezo e a quem não nego qualidades, enferma duma grave doença: a estreita visão política da estrutura partidária que o suporta.
Digo isto, porque ele já foi anteriormente eleito por nós, para o mesmo cargo de vereador e, quando esperávamos que aquela voz nos defendesse, tal como tinha prometido..., mandou-se para outras paragens (leia-se Ass.Regional), defraudando assim todas as esperanças, ENGANANDO-NOS!!!!
Ora a situação repete-se. E seguindo a mesma táctica dos iluminados da "sociedade política", sim porque nós somos a "sociedade civil", estúpidos ignorantes que apenas têm que deixar na mão dos "iluminados" as decisões a tomar (isto foi um desabafo), se o PCP tiver a oportunidade de eleger o Zé para a Ass.Reg. ele vai candidatar-se de certeza e deixar-nos tal qual o fez no passado.
Eu quero acreditar que o Zé fez aquela asneira, por imposição do PCP e não por vontade própria, porque, se não foi assim, o Zé apenas pretende ser igual aos outros, ou seja: fazer parte da tal "sociedade política", demarcando-se assim destes estúpidos ignorantes da "sociedade civil".
BASTA!
Alto e pára o baile! Estão a apalpar a nossa inteligência.
Mudar... é p'ra já!!!
Vamos continuar estúpidos???!!!
Ou vamos começar a defender os NOSSOS interesses, ... votando BEm?
Eu vou votar BEm.


28/9/05 6:04 PM

Anónimo disse...

Ó senhor bloquista convicto, que raio de comentário tão insípido e pouco fundamentado e consistente! Valha-me Deus!

Anónimo disse...

Oh Pedro!!!
Que raio de argumentos os teus??!!
Argumentos de quem não os tem?
Assim, cada vez me sinto mais convicto.

Anónimo disse...

Uma última e definitiva apreciação sobre o tema em debate.
Tomei conhecimento das sondagens que, como é sabido 'valem o que valem' (confesso que sempre tive grande dificuldade em entender esta máxima) e que rezam assim:

- Adelino Torres (Amarante)-37,9%
- Fátima Felgueiras (Felgueiras- 35%
- Valentim Loureiro (Gondomar- 44,5%
- Isaltino Morais (Oeiras) - 27,9%

Como bem se percebe trata-se das Câmaras onde concorrem os 'alegados' corruptos mais conhecidos e que, apesar de tudo, estão à frente nas intenções de voto dos eleitores dos respectivos municípios!

Então pensei, será que vivemos num país de corruptos, será que o nosso problema vem, afinal, desde o tempo do Afonso Henriques (parece que tinha problemas...)?

Reli o artº 41 da Lei nº 169/99 (A Assembleia Municipal é o órgão deliberativo do Município) e, bati repetidas vezes com a cabeça na parede!

Pois é! Burro! (não é de admirar... nasci na Graciosa!)! Afinal, está tudo ao contrário! Só se fala nos candidatos a Presidente da Câmara porque se parte do princípio de que o Zé povinho só conhece um símbolo dos que constam dos boletins de voto ! Por isso o Major Valentim se fartou de repetir aos alunos de uma escola primária de Gondomar: 'Digam aos vossos avós que para votar em mim, agora não é na seta ou na chaminé, agora é nos dois pauzinhos' (ao que chegou isto - maus tratos às crianças difundidos pela nossa TV).

Afinal o segredo está na Assembleia Municipal e aí, reconheça-se, apenas o BE mostra as caras todas!

Pensem nisso e votem de modo a que durmam descansados e com a sensação de contribuiram para que fossem atingidos os vossos ideais!

E mais não digo!