Pesquisar neste blogue

quinta-feira, setembro 15, 2005

Açorianos são os que mais morrem do coração

Consanguinidade pode ser a explicação. O remédio mesmo é prevenir: abandonar os maus hábitos.

Os Açores são a região do País e do Mundo onde mais se morre por doenças cardiovasculares.
Em 2001, registaram-se nas ilhas açorianas 451.3 óbitos por cem mil habitantes resultantes de doenças cardiovasculares - um número ainda distante dos registados no Alentejo (267.7 óbitos por cem mil habitantes), a segunda região portuguesa logo a seguir aos Açores, com o maior número de óbitos causados por doenças cardiovasculares.

A inactividade física é reconhecida hoje, como importante factor de risco para doenças cardiovasculares. E embora não possa ser considerada tão perigosa, como o tabagismo, a hipertensão arterial e a hipercolesterolemia (taxa de colesterol sanguínea aumentada), é muito importante pois atinge uma percentagem muito elevada da população.

Mas outros factores de risco contribuem para a elevada percentagem de mortes por doenças cardiovasculares. A alimentação, por exemplo, é um factor de extrema importância na protecção da saúde.

Definidos os factores de risco e chegando-se à conclusão que são comuns às populações de todo o território nacional, fica no entanto por explicar a razão do elevado número de mortes por doenças cardiovasculares nos Açores, em comparação com outras regiões do país.

Segundo os especialistas, reunidos hoje na Horta, uma possível explicação é: nos Açores, há uma maior consanguinidade - são quatro séculos de ilhas fechadas que abriram apenas há 30 anos. Alguns problemas de saúde, como a obesidade, a diabetes e alterações de gordura no sangue, que levam à doença cardiovascular, são mais evidenciadas quando há maior consanguinidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vocês mandam para cá umas quantas mulheres,ou nós mandamos para aì uns quantos homens?
Alentejano brincalhão.

Anónimo disse...

É capz de ser melhor ao contrário, mandem vocês as mulheres, os alentejanos aui não vão dar conta do recado. A calma alentejana e o calor humido do Açores resultaria numa grande molesa.
brincalhão açoriano