Pesquisar neste blogue

domingo, setembro 11, 2005

Desgraça americana


Há 4 anos atrás os Estados Unidos julgavam-se uma nação invulnerável aos problemas do mundo e do planeta. Depois do 11 de Setembro ficou provado que não há país invulnerável às forças do inimigo. Com Katrina fica provado que não há país invulnerável às tragédias ambientais do planeta.
Bush, um homem de visão estreita e belicosa, recebeu um presente. Nova Orleans é apenas uma fotografia assombrosa que se pode tornar rotineira. Ela veio com uma faixa preta de luto e outra vermelha de alerta: De Katrina para Bush. Ele não entendeu, mas o povo americano, sim.
A tragédia de Nova Orleães está a deixar a descoberto os erros de um governo fechado há anos numa espécie de psicose antiterrorista. Mas, desta vez, ao contrário do 11 de Setembro, não há nenhum inimigo para atirar com as culpas. O "Katrina" poderá ser, assim, o tsunami pessoal de Bush.

2 comentários:

José Marques disse...

O Bush terá aquilo que merece, pena é todos termos que pagar pelas suas asneiras, mas enfim... só temos é que denunciar e alertar consciências e o Vermelho Faial é um local privilegiado

Diogo disse...

As torres gémeas do World Trade Center desabaram sobre si mesmas. A FEMA (Federal Emergency Management Agency) confiou uma comissão de inquérito à Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE). De acordo com o relatório preliminar, a combustão do carburante dos aviões teria provocado um calor formidável, tendo este fragilizado a estrutura metálica central.

Esta teoria é vigorosamente rejeitada pelas associações de bombeiros de Nova Iorque e pela revista profissional Fire Engineering os quais, baseando-se em cálculos, asseguram que as estruturas poderiam resistir ao fogo durante muito tempo.

Os bombeiros afirmaram ter ouvido explosões na base dos edifícios e exigiram a abertura de um inquérito independente. Interrogam-se sobre as substâncias que estariam armazenadas nos edifícios e, à falta de resposta, sobre as criminosas explosões que implicam uma equipa no solo.

Um célebre perito do New Mexico Institute of Mining and Technology, Van Romero, garante que o desmoronamento somente pode ter sido causado por explosivos.
"My opinion is, based on the videotapes, that after the airplanes hit the World Trade Center there were some explosive devices inside the buildings that caused the towers to collapse," Romero said. Romero is a former director of the Energetic Materials Research and Testing Center at Tech, which studies explosive materials and the effects of explosions on buildings, aircraft and other structures.

De qualquer modo, o crash dos aviões não permite explicar a queda de um terceiro edifício, a Torre 7. A hipótese de uma desestabilização dos alicerces foi afastada pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis: com efeito, a Torre 7 não se inclinou, mas colapsou sobre si mesma. A questão não é já «Terá ela sido dinamitada?», mas sim «Que outra hipótese poderemos nós formular?»