Pesquisar neste blogue

quinta-feira, setembro 08, 2005

Moralizar os vencimentos dos gestores!


As novas regras, baseiam-se, dizem, em três princípios:
(1) Prevenir os abusos nas auto-atribuições de vencimentos, devendo “as remunerações ser consentâneas com as praticadas no respectivo sector”;
(2) Moralização, atribuindo os prémios de gestão conforme os objectivos atingidos, e proibindo que recebam as pensões antes de se reformarem;
(3) Transparência, devendo ser descriminados, publicamente, em cada ano, as verbas destinadas a vencimentos e demais regalias dos gestores, nos relatórios e contas.

Em boa verdade, a legislação a aprovar mantém as actuais mordomias, ilegitimamente apropriadas (a lei não tem efeitos retroactivos), o que implica que o país vai ter que continuar a esvair-se com encargos para sustentar a gula criminosa, as benesses escandalosas e injustificadas, apropriadas pelos que agora as têm.
Por isso se prevê que esta lei só venha a fazer efeito em 2007.

É claro que, para credibilizar o embuste, logo vieram os comentadores económicos discordar, com o velho e falacioso argumento de que isso afasta os melhores, destas funções. Dizem, estes comentadores, que estes técnicos devem ser remunerados segundo o seu valor…
Os melhores? Mas essa gente é toda criminosa, incapaz, incompetente e mafiosa, a ponto de nos terem conduzido para a situação degradante em que nos encontramos!
Estou inteiramente de acordo, desde que esse “seu valor” seja determinado em função do impacto económico, para o país, do bom exercício das respectivas funções; isto é conforme a evolução da situação económica. E ainda que seja ratificado pelos cidadãos, após discussão livre e aberta e consulta directa à população.

As pessoas que têm, realmente, valor, não são motiváveis pelo valor absurdo e escandaloso dos vencimentos, porque sabem que isso prejudica os propósitos e objectivos determinados pelos superiores interesses do país, os que motivam as pessoas dignas e de bem. Só os mafiosos se “motivam” com vencimentos escandalosos, de que se apropriam a qualquer custo, à nossa custa e do estado degradante da economia do país, que destroem com a sua incompetência e prepotência, com a sua tacanhez.

extractos daqui

1 comentário:

Anónimo disse...

O ministro das Finanças afasta a hipótese de impor um tecto no limite máximo nos salários dos administradores portugueses. «Não há nem se estabelece qualquer valor máximo para o salário do gestor público. Teremos de ter uma política realista, no sentido em que esses salários terão de corresponder àquilo que é suficiente para atrair gestores com qualidade e competência», afirmou.
Ao que parece, esta “política realista” não é válida para governantes, pois os limites máximos salariais estão bem definidos.
Conclusão:
O Estado quer os melhores gestores por isso está disposto a pagar o que for necessário.
Para ministro serve qualquer gajo que aceite receber o valor estabelecido na Lei.