Pesquisar neste blogue

domingo, maio 08, 2005

O que é política?


A palavra política surgiu na Polis (cidade) Grega, a sua definição científica é a ciência do bem comum.
A política encarrega-se de organizar a sociedade evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça, tratando da convivência dos diferentes. A verdadeira coisa política é o persuadir um ao outro, o convencer um ao outro. O maior objectivo ou talvez o único da política é a busca da liberdade, um indivíduo forma uma opinião e pode expressá-la, é ter o direito à igualdade. Mas uma coisa é certa: a política é uma criação da natureza humana e está em toda parte (mesmo que poucos saibam disto), pois é a convivência existente entre os homens.

Apesar da importância deste assunto, são poucos os que se interessam. O motivo deste desinteresse é muito fácil: vivemos numa sociedade onde uma fracção de indivíduos que no seu agir politicamente procura, nada mais, nada menos, beneficiar-se. Os nossos governantes não querem cidadãos críticos, mas sim "ovelhas" para guiarem e facilmente dominarem, e que garantam a sua permanência no poder. Devemos eliminar esse entendimento sobre a política; pobres infelizes os que dizem: "não sou político, odeio política, os políticos são todos iguais, não me envolvo em política" - mal sabem eles que isso é a pura coisa política. A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião.
Político tornou-se profissão e das melhores, recebe para se beneficiar (salvo as raras excepções), pelo menos no nosso país isso é a regra. O homem tem a inteligência e a força para mudar a natureza a seu favor, e só depende dele para que esta mudança seja boa ou má, e isso não é culpa da política.
Não deve haver imposição, utilizar da força para fazer valer uma ideia individual é contra a coisa política, sucumbe a liberdade. Devemos saber separar os indivíduos que agem apoliticamente da verdadeira essência da palavra "política".

"A grande desgraça dos que não gostam de política é serem dominados pelos que gostam".

13 comentários:

RD disse...

Um bom post. É importante que as pessoas se mentalizem que somos todos "politikons", ou animais políticos, como diria Aristóteles.
Subscrevo na íntegra.
(em alguma coisa havemos de concordar, não é?) ;)

Anónimo disse...

Eis a origem do desinteresse... a engorda do vizinho "político"! ;)

Anónimo disse...

Digo ao contrário: eis a origem da engorda do político... o desinteresse do vizinho do lado.

Anónimo disse...

A importante idéia da politica é que vc tem duas opções:
em primeiro lugar,vc participa dela,ou será só mais um tendo o trabalho de votar,além disso estará
votando em vão.

Anónimo disse...

Como é bom procurar informações e encontrar a resposta dentro doque a gente imagima. Quando falamos de política, sabemos que é difícil uma rsposta bem clara, mas acredita-se que tem muito haver com discurções entra as pessoas no intúito de buscar uma solução para o problema. E a maioria da socidade foge de política, achando que isso é dever de quem está no poder, e ai fortalece ainda mais a chance dos desonestos se corromper com facilidade e continuar enganando o povo.

Jéssica Carvalho disse...

o muito da ideia de discutir politica!
ta massa....
boa iniciativa sua
beijos

Anónimo disse...

A idéia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos,e isso que a torna tão complexa e consequentemente, interessante.

Anónimo disse...

A POLITICA NOS ENVOVE EM UM MUNDO
Q Ñ È MARAVILHAS,MAS VALE TENTAR.POLITICA È UM MODO DE ORGANIZARMOS AO NOSSO REDOR E PARA ISSO DEVEMOS SABER MUITO BEM QUAL È O TAL Q ENTRARÁ NESSE PODER.
(TODOS NÓS TEMOS O NOSSO LADO POLITICO,MESMO Q ELE SEJA DESCONHECIDO POR NÓS MESMO)-LETICIA GOMES_15 ANOS

Anónimo disse...

Bom eu acho que isso é um bom começo de introduzir desinteressados na politida,pois são esses que não fazem nada para mudar esswa situação e que só ficam reclamando.Nosso país precisa de gente seria pra nos representar mas essa iniciativa tem k ser tomada por todos.
Parabéns pelo seu texto...

MiiMi ¬¬° disse...

Nuuusss vc foi a minha salvaçao tenhu um trabalho pra amanha e seu texto foi o melhor!!!parabéns!!!

Boa Política disse...

Não podemos deixar que a minoria que gosta de política domine a maioria. Só a disseminação da informação, pode fazer a diferença.

Anónimo disse...

não há como não fazer parte disto se você se nega a decidir outros vão faze-lo por você porem os resultados de tudo tambem cairá sobre sua cabeça participe dos ruins escolha o menos mal e q Deus nos ajude

Anónimo disse...

É bom saber que ainda existe gente como você que pensa,PARABEŃS!