Pesquisar neste blogue

domingo, março 20, 2005

Tratado Constitucional - directiva Bolkestein

Durão Barroso assumiu o papel de defensor oficial de uma proposta de directiva que nem sequer é de sua paternidade; e por causa dela arrisca-se a ver chumbado o Tratado Constitucional europeu em França, o que, aliás, o chumbaria tout court, porque carece da unanimidade dos 25 Estados membros para entrar em execução. A costumeira obstinação barrosista arrisca-se a derrotar o "projecto global" que os liberais têm para oferecer à Europa. Ainda bem, se assim for.

Uma proposta - a directiva Bolkestein - encontra-se entre os factores que estão a deslocar as opiniões para o "não". Os eleitores não percebem como pode esta Constituição "constituir um avanço social", se ela não impede o cauchemar da pior directiva dos últimos anos. De que adianta o Tratado, se é em nome dele que se prepara a lei que dualizará os mercados de trabalho na Europa?

texto completo aqui

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse José Barroso quando trocou Portugal pela Europa, não foi pelos seus lindos olhos, mas sim para fazer o que lhe mandassem. Não lhe competa ter a paternidade de nada, mas sim dar a cara.