Pesquisar neste blogue

sexta-feira, março 04, 2005

Revisão da lei eleitoral


Até Abril, será apresentada à Assembleia da República uma proposta de revisão da Lei Eleitoral, com o objectivo de melhorar o sistema eleitoral nos Açores, onde a realidade ilha e arquipélago por vezes distorce a vontade dos eleitores e também o resultado das eleições. Facilmente é possível com menos votos eleger mais deputados, também a relação eleitores/deputados é mais favorável às ilhas mais pequenas, que terão de continuar com representatividade no Parlamento.
A criação de um novo círculo regional, corrector destas falhas do sistema, parece merecer o apoio da maioria dos partidos. Este círculo, formado pelos votos que não contam para a eleição de deputados, em todas as ilhas, no actual sistema, elegeria 5 deputados que iríam dar uma abrangência mais regional ao acto eleitoral. Às forças políticas mais pequenas, que no actual quadro não conseguem eleger, também era mais fácil ter uma representação parlamentar.
Se estas alterações já estivessem feitas, nas últimas eleições regionais o José Dec-Mota tinha sido eleito e quem sabe, brevemente, o Bloco não consegue também eleger aqui nos Açores, a moda chega aqui sempre mais tarde, mas também chega.

Sem comentários: