Pesquisar neste blogue

sábado, dezembro 10, 2005

Calimero, será?

Quanto mais baterem em Manuel Alegre maior será o efeito aglutinador da sua candidatura. Não há dúvidas de que, apesar de não ter suporte partidário, já formalizou a sua candidatura, as sondagens continuam a ser-lhe favoráveis e parece ser capaz de defrontar Cavaco na 2ª volta.
Manuel Alegre nunca negou que era do PS, um partido social-democrata, portanto do centro/esquerda, uma área imprescindível para a eleição dum Presidente da República. Aliás, é utópico a esquerda pensar que vai eleger um candidato da sua área.
Manuel Alegre só pode ser acusado de ser do PS, mas acontece que está fazendo um percurso inverso ao de Soares, é verdade que obrigado pelas circunstâncias, mas ganhou liberdade e capacidade crítica em relação ao governo ao contrário de Soares que está irreconhecível, agora está com Sócrates a 100% e já nem fala dos americanos.

Não há dúvida que Mário Soares só avançou para esta corrida depois de ter garantido algum apoio dos partidos à esquerda do PS, basta ver a forma diferente como se lhe referem, as presenças no seu lançamento e comissão.
É correcto a esquerda aparecer nesta eleição defendendo projectos próprios, apresentar candidatos que cubram a maior área possível, com efeitos positivos no combate à abstenção e na subtracção de votos no candidato da direita.
Já não me parece tanto correcto esse pacto com Mário Soares, depois deste trair Alegre e se dispor a meter agora o republicanismo na gaveta, fazendo um 3º mandato papal, cujo termo espero não seja também transmitido em directo nas TVs.
Todas as críticas são legitimas, mas não caiamos na tentação de fazer o jogo de Sócrates que parece tudo fazer para levar Cavaco ao colo para Belém.

Manuel Alegre não é um candidato de esquerda, mas é o candidato que a esquerda pode eleger, com votos também do centro. Não ver esta evidência é contribuir para eleger Cavaco senão na 1ª é à 2ª de certeza.
Oxalá tenhamos de engolir um sapo, votando Alegre à 2ª volta.

4 comentários:

Francisco disse...

Completamente de acordo. E será um alegre engolir! ;)

Fernando disse...

na primeira volta voto Louçã sem nenhuma hesitação e esse voto NUNCA favorece a direita, nem prejudica a esquerda. Por isso dou o apoio ao candidato que mais se aproxima dos meus ideais e que é portador de um projecto de mudança necessária no País, contra estas politicas de acomodamento e de faz de conta. Na segunda volta, voto em qualquer candidato, contra Cavaco.

Anónimo disse...

Já tinha prometido a mim mesmo não intervir + nestes assunto elitoral, mas...cá vai:
- Eu, convictamente, vou votar Loçã na 1ª volta e se houver uma 2ª com o fascista da direita e/ou soares/alegre eu não vou lá!

Anónimo disse...

Periquito. Compreendo a tua raiva, mas na 2ª.volta, não se trata de votar em A ou B; trata-se de votar contra o aprendiz de Salazar, o sinistro Cavaco.