Pesquisar neste blogue

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Acaba a campanha - a luta continua

Quando acabar o dia também acaba a campanha, mas os problemas e as dificuldades vão continuar por muito tempo, qualquer que seja o resultado.
A participação nas eleições é muito importante, principalmente se sobermos fazer escolhas certas. O sentimento clubistico ou a ideia de estar sempre do lado dos vencedores, leva-nos a opções que poderão não ser as mais certas. Ao longo da História, já vimos muitas vezes a razão estar do lado das minorias.
Acredito na democracia e também sei que o Povo não é tolo, mas com a demagogia e o populismo que por aí anda muita gente vai botar a cruzinha no quadrado errado.
Uma coisa é certa, Santana e Portas vão recolher às boxes e espero que por muitos e bons anos.
Esperemos que, da parte dos novos inquilinos de S.Bento, haja uma nova postura perante as políticas económicas e sociais e também uma maior abertura ao diálogo com a esquerda de valores e projectos.
Tudo o que está dito parece-me importante, mas não vamos apanhar nada de borla. Tudo vai depender da nossa participação, do nosso trabalho e da maneira como soubermos colocar e defender os nossos direitos.
Nas democracias, os governos são os representantes do Povo, a este compete fiscalizar aqueles. Assim, cada Povo tem o governo que merece. Se formos vigilantes,cumpridores e exigentes, os governos tem de trabalhar bem ou caem, como vão cair agora.
Só intervindo e participando na vida cívica podemos fazer valer tudo aquilo porque lutamos e achamos que temos direito: emprego, direito à saúde e a uma justa reforma em vida, à justiça (justa), a uma política fiscal que não caia sempre sobre os mesmos, etc.
A luta continua, Santana e Portas para a rua.

Sem comentários: