Pesquisar neste blogue

domingo, fevereiro 12, 2006

Excepções que parecem regra


As imagens foram divulgadas pelo jornal britânico News of the World, que diz tratar-se de um "vídeo caseiro secreto" realizado aparentemente por um recruta, por brincadeira.

Segundo o diário, o video é autêntico, e o incidente ocorreu há dois anos no sul do Iraque.

As imagens supostamente mostram um tumulto na rua em frente ao que o jornal diz ser um quartel.
Podem ser vistos soldados perseguindo jovens envolvidos nos distúrbios. Quatro são arrastados para dentro da área cercada, golpeados com cacetetes e chutados. Um dos jovens é atingido nos genitais.
Ouve-se ao fundo a voz do operador de câmara não-identificado que ri e estimula os colegas a prosseguirem com a agressão.

O jornal britânico diz ainda que pode ser visto um soldado chutando o rosto de um iraquiano morto.
O News of the World alega que confirmou que os soldados envolvidos são britânicos, mas não revelou a que regimento pertencem.
A reportagem do jornal diz que a autenticidade do vídeo foi confirmada exaustivamente depois que o recebeu de um militar não identificado.

Estas não são as primeiras acusações de brutalidade feitas às tropas britânicas. Três soldados foram presos no ano passado depois da publicação, em 2003, de fotografias que mostravam prisioneiros iraquianos a ser espancados, espezinhados e forçados a posar em posições sexuais e humilhantes.
O caso mais grave de abusos contra prisioneiros ou civis no Iraque desde a investida da coligação anglo-americana foi o da prisão de Abu Ghraib, cujos prisioneiros foram fotografados em situações de abusos, humilhações e torturas. As imagens foram conhecidas em todo o mundo e levaram à condenação internacional dos actos dos militares americanos responsáveis pelos actos e pelas imagens.

Sem comentários: