Pesquisar neste blogue

quarta-feira, abril 19, 2006

Petróleo - que futuro?


Há 50 anos o mundo consumia 4000 milhões de barris de petróleo por ano e a taxa média de descobrimentos (a porcentagem de novos campos petrolíferos não descobertos antes) era de 30 mil milhões de barris por ano. Hoje consumimos 30 mil milhões de barris por ano e os descobrimentos caíram para 4 mil milhões de barris/ano (v. figura). Isto é importante. A Chevron publicou um anúncio no qual afirma que "O mundo consome dois barris de petróleo por cada barril descoberto. Devemos preocupar-nos?" Se extrapolarmos a taxa declinante de descobrimentos dos últimos 30 anos podemos calcular que serão encontrados aproximadamente 134 mil milhões "novos" de barris de petróleo durante os próximos 30 anos. O mais recente grande descobrimento de campos petrolíferos foi no Mar do Norte (em 1969), que contem uns 60 mil milhões de barris. Em 1999 a produção do Mar do Norte atingiu o pico com 6 mb/d. Nossa extrapolação indica que durante os próximos 30 anos encontraremos novos campos petrolíferos equivalente ao dobro do tamanho do Mar do Norte, um prognóstico muito pessimista, segundo nossos adversários. Mas penso que a indústria petrolífera ficaria extasiada se encontrasse duas novas províncias petrolíferas do tamanho do Mar do Norte.
Excluindo os campos petrolíferos de águas marinhas profundas, a extracção está a diminuir em 54 dos 65 grandes países produtores de petróleo do mundo. A Indonésia, país membro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), não só não pode produzir suficiente petróleo para cobrir sua quota de produção como já nem sequer poder extrair o suficiente para atender ao seu consumo interno. A Indonésia hoje é um país importador de petróleo. Dentro de seis anos, outros cinco países atingirão o pico. Só uns poucos países — Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Casaquistão e Bolívia — têm potencial para extrair mais petróleo do que antes. Em 2010, a extracção destes países e dos campos em águas profundas terá que compensar a diminuição em 59 países e o aumento da procura no resto do mundo.
Muitos países do mundo são muito pobres. Seria necessário duplicar o PIB mundial para conseguir algum tipo de vida decente para as pessoas desses países. Os exemplos da Suécia e da China indicam que, se seguirem as pautas de desenvolvimento económico anterior, para duplicar o PIB haveria que duplicar a produção mundial de petróleo. Mas isto pode ser feito? E pode o planeta tolerar o aumento das emissões de CO2?
Os Estados Unidos, o país mais rico do mundo, têm 5% da população mundial e consomem 25% do petróleo. É tempo de discutir o que os EUA devem fazer para reduzir o consumo, e rapidamente. Em Fevereiro de 2005 um relatório do Departamento de Energia dos EUA (Peaking of World Oil Production: Impacts, Mitigation, and Risk Management, o chamado relatório Hirsch) argumentou que "o pico mundial do petróleo representa um problema com uma gravidade sem precedente. Os riscos políticos, económicos e sociais são enormes. A prevenção prudente de riscos exige uma atenção urgente uma acção imediata". Qualquer programa sério iniciado hoje tardará 20 anos para dar resultados.
Os animais que enfrentam a escassez de alimentos têm pouco tempo para adaptar-se e geralmente as suas populações reduzem-se. Alguns acreditam que os seres humanos enfrentarão uma situação semelhante. Não posso aceitar. Como seres humanos podemos pensar e creio que podemos encontrar soluções. O caminho estará cheio de obstáculos e muitas pessoas sofrerão, mas quando chegarmos ao fim do percurso a sociedade deverá ser sustentável. Não será possível percorrer este caminho sem usar parte das reservas existentes de combustíveis fósseis, mas poderemos fazê-lo de modo a que tenham um impacto mínimo sobre o planeta. Teríamos que haver começado há pelo menos 10 anos atrás. Por isso não podemos esperar mais, ou os golpes e os buracos no caminho poderiam ser devastadores.

por Kjell Aleklett

1 comentário:

Pastor Mark disse...

Gostei do artigo e acho que a mensagem principal é a de uma utilização responsável dos recursos naturais. O que é certo é que desde a (então) escola primária escuto previsões acerca da data em que é previsto acabarem os combustíveis fósseis. Já deveriam ter-se esgotado. O que tem acontecido é que, mesmo em poços dados como quase extintos, se tem observado picos de extracção e que esta não declina a um ritmo constante. Ainda se está a estudar o que isto significa.
As novas zonas de petróleo recentemente descobertas, Cazaquistão e Azadegan, no Irão, permitem-nos ficar longe da zona de alarme.
É preciso falar também no petróleo não convencional, cuja quantidade se prevê maior do que a do petróleo convencional e que, com o avanço da ciência, se chegará a uma forma rentável de o explorar (a costa algarvia e alentejana pulula de bolsas deste tipo de petróleo).
Tudo isto para dizer que Deus quando faz o mundo fê-lo muito bem feito e com recursos suficientes para serem usados até ao fim deste. Volto a lembrar o meu ponto inicial, a questão deve colocar-se no uso responsável dos recursos, uma vez que nós somos os responsáveis por este mundo.