Pesquisar neste blogue

terça-feira, março 29, 2011

Muitas vezes é só mania...


Uma palavrinha sobre o trabalho-doméstico e interminável.
Muitas vezes quando se pode ter uma "doméstica", temos que lhe pagar e também todos os direitos inerentes, que é a nossa obrigação, e, não raras vezes, ficamos mal-servidos, insatisfeitos e expostos, não é assim? E como ficamos sem "pegar no pesado" em casa, vamos pagar ao ginásio para queimar as gorduras que se vão acumulando, enquanto nos armamos em "Senhores". Não tem jeito nenhum, temos que "nos mexer". Movimentar o corpo é essencial para a nossa saúde, física, mental e até espiritual.
Bom, fiquei pensando, quantas pessoas sonham em ter a sua casa para terem o seu espaço, a sua liberdade, a sua privacidade, etc. Mas, todos gostam de ter uma "doméstica", dá status.
Cá em casa, não.
Não limpamos tudo num só dia. Um dia limpamos uma parte da casa, uma janela hoje, outra amanhã; um armário da cozinha num dia, no outro dia outro, chega uma hora em que tudo vai estar limpo. Só não podemos é deixar de limpar. Num dia por exemplo limpa-se uma casa de banho. Pronto, não se faz mais nenhum serviço "pesado" nesse dia. Assim, devagar, sem "matar", consegue-se manter a casa limpa e economizar uns trocos que permitem fazer outra coisa. E de sobra, também, se queima umas calorias, mexe-mo-nos, aumenta-se o nível de endorfina, que nos dá o prazer e a alegria de viver, de poder cuidar das nossas coisas, com calma e do jeito que gostamos.
Experimente.
Faça cada dia uma limpeza e vai ver que até a força física aumenta, porque tudo na vida é um treino. Treinar para a vida. Em geral pensamos que o trabalho doméstico nos diminui, pode "parecer" aos outros que somos tão pobres e miseráveis que nem podemos ter uma faxineira. Mas e daí? Quem resolve como administramos a nossa vida, a nossa casa, não somos nós mesmos? Alguém paga as suas contas? Vivemos melhor cuidando nós das nossas coisas e sem estranhos todo o dia em casa.

1 comentário:

amg1958 disse...

Sim. Concordo, mas e as pessoas que vivem desses trabalos dométicos? São milhares, principalmente emigrantes, de Africa e da Europa do leste. Pois só assim conseguem sobreviver, porque ninguém lhes dá trabalho noutras areas. Deixamos de ser demagogos, sejamos realistas. É já tempo de enfrentarmos as coisas como elas são e não como gostariamos que elas fossem. Também em tempos tive esses principios, mas vi que a realidade é totalmente diferente daquilo que eu pensava.É tempo de ver com olhos, e não com a mente.