Pesquisar neste blogue

domingo, abril 04, 2010

Eles comem tudo...

Em seis anos o número de pessoas que necessitaram de recorrer ao RSI (Rendimento Social de Inserção) quase duplicou (88 mil famílias em 2004, 152.000 em 2009), o que mostra bem o alastramento da pobreza em Portugal, país em que pelo menos um quinto da população vive praticamente na miséria.

Contrastando violentamente com esta realidade, soube-se que os quatro maiores bancos a operar em Portugal tiveram em 2009 um lucro conjunto igual a nada menos de 4 milhões de euros por dia: Santander Totta, 523 milhões; BES, 522 milhões; BCP, 225 milhões; e BPI, 175 milhões.

E vem-me estes "socialistas" com PE"C"s.
Com "socialistas" destes ninguém precisa de capitalistas.
Já era tempo do pessoal ir abrindo o olho e agir em conformidade.

2 comentários:

Periquito disse...

Quais socialistas, qual carapuça!

Conheci fascistas que ao pé destes "artistas" passavam por santos!

PEC = Plano Esfola Contibruintes

Mário Moniz disse...

PEC - Plano Evidentemente Criminoso

“A historia infelizmente está cheia de crimes, e dos mais repugnantes e crueis, perpetrados em nome da Verdade, que mais tarde se reconheceu ser falsissima; em nome de symbolos que não passavam de ilusões e de mentiras!”
(Harmonias Sociaes, Cap. 9º. – Manoel d’Arriaga)

Com a desculpa da urgente necessidade de redução do défice português, preparam-se crimes contra a estabilidade económica e social do País. Não é possível diminuir as despesas sociais sem causar mais dificuldades a quem já as tem. Não é possível dinamizar a economia e, ao mesmo tempo, congelar ou diminuir o rendimento líquido das pessoas.

O PEC que o Governo apresentou é um programa feito ao gosto dos mercados financeiros e à custa dos nossos direitos. As medidas inscritas representam o maior plano de liberalização alguma vez imaginado para Portugal. O elogio que o FMI fez a Teixeira dos Santos pelo trabalho realizado é sintomático dessa pretensão.

O Governo não exige responsabilidades a quem rouba. Prefere penalizar quem produz em situações precárias. Não só não exige o cumprimento dos seus deveres fiscais, como ainda está disposto a perdoar os crimes económicos e financeiros. Está disposto a perdoar todas as empresas e pessoas que cometeram crimes fiscais através de offshores, em troca de 5% do capital ilegal. É o Estado a ser cúmplice dum saque criminoso, cúmplice daqueles que roubam o dinheiro que resolveria o défice, equilibraria as contas do próprio Estado e permitiria o investimento público necessário à urgente redução do desemprego.
Este não é o nosso PEC! Este é o PEC dos mercados financeiros, do Sócrates, do CDS e do PSD. Este é o PEC da direita liberal que se dá ao luxo de se abster, ou mesmo votar contra, com um cinismo descarado, qual Pilatos, lavando as mãos dum crime de que gostaria, mas, populista como é, não fica bem cometer.

É um crime de insensibilidade social e um sintoma de miopia política.