Pesquisar neste blogue

domingo, novembro 01, 2009

A CGTP-IN lança abaixo-assinado


O desemprego é o problema mais grave que estamos a enfrentar, dado não haver a criação de emprego necessário e tão prometido pelo Governo do PS, com cada vez mais trabalhadores desempregados de longa duração sem protecção social, porque entretanto já esgotaram o subsidio de desemprego e o subsídio social de desemprego, correndo o risco de pobreza.

Milhares de jovens precários, por terem contratos de pequena duração, não lhes permite obter o período de garantia nem sequer para ter acesso ao subsídio social de desemprego e há ainda a juntar os milhares de jovens que também não têm esta prestação por serem prestadores de serviços, os chamados “falsos recibos verdes”.

A CGTP-IN tem vindo a reivindicar e considera cada vez mais premente as alterações nesta prestação social, adequando-a aos riscos sociais que estão a ocorrer, propondo assim o prolongamento do subsídio social de desemprego durante todo o período de recessão, assim como a redução dos períodos de garantia e a majoração da protecção do desemprego e das prestações familiares quando há mais que um desempregado no mesmo agregado.

A petição também reclama a alteração urgente das regras de actualização das pensões, dado que os factores que intervêm nesta regra condicionam os aumentos do próximo ano. Por outro lado, as pensões dos reformados e aposentados acima das mínimas desde 2001, perderam em média 5% do seu poder de compra. E as pensões mínimas apenas têm mantido ultimamente o poder de compra; Sócrates, com estas regras, interrompeu o ciclo da dignificação das pensões mínimas que foi importantíssimo, para elevar o poder de compra das mesmas.

A petição reclama ainda a revogação do factor de sustentabilidade que tem reduzido ainda mais as pensões, para quem se reformou depois de 1 de Janeiro de 2008.

7 comentários:

Mário Moniz disse...

Já assinei. Mas fica o meu testemunho e a exortação à sua assinatura por todos.

Mão Negra disse...

Por aonde andam os mafiosos patrões portugueses, a tal máfia defensora de flexisegurança. Essa raça maldita que enterrou o mundo com a ganância desmedida! Por aonde andam "murrais" sarmentos, carrapatosos e toda uma trupe de bandidos e gatunos que pulula neste país e ainda recebem votos!!!!! Abaixo esses sacanas capitalistaS!!!

Mário Moniz disse...

Pelas notícias que vão surgindo, continuam por aí. E o BPN vai chupar mais uns milhões dos nossos impostos.
Nacionalizaram o prejuízo (BPN). Porque não nacionalizaram o lucro (SLN)?
Aí é que estão os ladrões e o dinheiro.

Periquito disse...

Como é que este país que, graças aos Capitães de Abril, passou a viver num Regime Democrático, num Estado de Direito e passadas mais de 3 décadas, continua na cauda da Europa como um dos mais pobres, neste ainda rectângulo luso, onde o salário minimo, vergonhosa e escandalosamente, ainda não atingiu os miseros 500 euros, TEM TANHO DINHEIRO PARA ENTERRAR NO BANCO DOS BANDIDOS DOS PÊPÊDÊS E PESES!!!

jÁ SE FALA EM 3.500.000.000 DE EURO! ISTO SÃO PRATICAMENTE SETECENTOS MILHÕES DE CONTOS!!!

Há desgraçado povo português estupido e ignorante (não pode ser outra coisa) que tanto suportas!!!

Mão Branca disse...

A CGTP também deu um "válido contributo" para se chegar a este estado de coisas. Karl Marx tinha o sogro para lhe dar as sopas, e assim é fácil querer acabar com o capitalismo... Sejamos moderados, de parte a parte.

Mão Negra disse...

Ainda existem certas "iluminadas" mentes que só conseguem ver preto-branco. Ou seja não se pode atacar o capitalismo por que o comunismo também não presta e vice-versa.
Se o kapitalismo é o que se vê, custa tanto assim admiti-lo sem mas ou sim?

Mão Branca disse...

Amigo Mão Negra não sou nenhum iluminado, tenho apenas um contrato com a EDA.Se ler com mais atenção o que escrevi, verá que disse "sejamos moderados de parte a parte". Na minha opinião nenhum dos 2 sistemas touxe grande felicidade ao povo. nenhum dos dois, quando foram postos em prática, funcionaram bem.