Pesquisar neste blogue

segunda-feira, novembro 09, 2009

Há 20 anos, em directo e a cores


Mas,
Há mais muros para mandar abaixo:

Nos States
Com o propósito de impedir a entrada de imigrantes ilegais mexicanos, os Estados Unidos ergueram um muro de 3.141 quilômetros na fronteira, que abrange os estados do Texas, Califórnia, Novo México e Arizona.

Desde 1994, quando a muralha começou a ser construída na gestão do ex-presidente Bill Clinton, mais de 5,6 mil pessoas morreram tentando atravessar para o lado norte-americano, segundo um relatório do escritório de contabilidade da Casa Branca (GAO, na sigla em inglês). Além disso, as causas das mortes mudaram. Antes eram provocadas por acidentes de trânsito, já que os imigrantes morriam em estradas nas áreas fronteiriças. Agora, acontecem por hipotermia no deserto ou afogamentos no rio Grande.

em Israel
Um dos mais emblemáticos e polémicos muros actuais é o que separa Israel do território palestiniano da Cisjordânia. Uma pequena parte dele (cerca de 20%) coincide com a antiga Linha Verde, fronteira definida em 1948; os 80% restantes situam-se em terras palestinianas.

A muralha começou a ser construída em 2002, durante o governo do ex-primeiro ministro israelita Ariel Sharon, com a justificação de evitar a entrada de terroristas em Israel. O Tribunal Penal Internacional declarou-a ilegal em 2004, pois ela corta terras palestinianas e isola cerca de 450 mil pessoas. De acordo com dados de Abril de 2006 fornecidos por Israel, a extensão total da barreira é de 721 km, dos quais 58,04% estão construídos, 8,96% em construção e 33% por construir.

Às vésperas do aniversário da queda do Muro de Berlim, jovens palestinianos derrubaram na sexta-feira passada uma parte da construção na cidade árabe de Naalin e foram repreendidos por militares israelitas com bombas de gás lacrimogéneo. “Não importa o quão alto sejam, todos os muros cairão”, proclamava um cartaz colocado na estrutura pelos jovens.

E há mais...

4 comentários:

Mão Branca disse...

E falta ainda cair o "muro" impede a saída dos cubanos de Cuba! Com o fim do embargo a Cuba, vamos a ver que justificação arranja Raul Castro (que por acaso já esteve nos Açores. no aeroporto de Sta.Maria).

Mão Negra disse...

TODOS OS MUROS SÃO UMA VERGONHA!!!

Anónimo disse...

E agora ainda há o muro construido no Brasil (São Paulo? Rio?) para separar os favelados do resto da população!

Abaixo os Muros!

Mário Moniz disse...

Cá para mim, a melhor e talvez a única maneira de honrarmos a justiça do derrube do Muro de Berlim, é participarmos – por palavras, actos e lutas –, na construção de um sistema que use os tijolos disponíveis para construir ‘pontes’ e fazer pontaria aos ‘muros’…
A citação não é minha, mas eu subscrevo.