Pesquisar neste blogue

quarta-feira, setembro 23, 2009

Verdadeira maioria de Esquerda


O grande objectivo para as eleições de Domingo, 27 de Setembro, é conseguir retirar a maioria absoluta ao PS, mantendo uma sólida maioria dos partidos de esquerda representados na Assembleia da Republica.
Os últimos quatro anos de governo PS foram caracterizados por políticas que nada têm a ver com as próprias promessas do PS, feitas há quatro anos. O governo Sócrates governou mais vezes para os lobbies económicos e financeiros do que para quem o tinha eleito. Com maioria absoluta, a direcção do PS e o governo Sócrates não precisaram de explicar o que quer que fosse e a quem quer que fosse. Não precisaram, nem o tentaram, apesar da encenação da deslocação mensal do primeiro-ministro ao Parlamento. Encenação, porque Sócrates falou sempre para o seu próprio grupo parlamentar e fez sempre o que quis, guardado, como estava, pela maioria absoluta do PS.
O PS sem maioria absoluta, obriga a sua direcção e o seu grupo parlamentar a falar previamente com outros partidos. O PS sem maioria absoluta, depois de quatro anos de políticas à direita, terá de reorientar o seu diálogo para a esquerda.

...Votar no Bloco de Esquerda, é também um voto que deve exigir à direcção bloquista capacidade de diálogo à esquerda, na base de programas e políticas muito claras e de sentido democrático e socialista. A direcção do Bloco não pode, nem deve ceder à formação de alianças, coligações ou governos baseados sómente na mera contagem de votos e de deputados para a constituição de maiorias aritméticas. O grande desafio é dar expresão política à maioria social de esquerda, MAS com programas e políticas democráticas e socialistas, que cortem, de uma vez por todas, com a destruição neo-liberal !
Dia 27 de Setembro, Domingo, vamos votar Bloco de Esquerda para o reforço das esquerdas no Parlamento, para a possibilidade de afirmação e execução de políticas democráticas e socialistas!

2 comentários:

Paulo Silva disse...

Vamos votar Partido Comunista Português,o partido que desde sempre luta pelo povo, com enormes sacrifícios! Lembremos o camarada Álvaro Cunhal! Sabemos quem SEMPRE esteve ao lado do povo nas horas difíceis.

Mário Moniz disse...

Apesar do respeito pela vida de luta de Álvaro Cunhal, há que reconhecer que é o Bloco de Esquerda que demonstra a capacidade de juntar forças de esquerda nesta luta para travar a escalada de direita que o Sócrates facilitou.
É o Bloco de Esquerda que congrega, de forma aberta, as aspirações duma juventude que se preocupa novamente com o seu futuro, que discute os problemas da sociedade.
Neste momento, Paulo, a nossa luta é contra a direita e o perigo da maioria parlamentar dum partido que, falando à esquerda, facilita as políticas de direita.
Só o Bloco de Esquerda tem a amplitude de sensibilidades que necessitamos para esta luta. O voto certo é no Bloco de Esquerda. Uma esquerda que tem demonstrado ser de confiança.