Pesquisar neste blogue

quarta-feira, setembro 16, 2009

E então sr. engenheiro? São tudo disparates?

“Os benefícios fiscais à poupança no IRS têm 3 efeitos negativos: Tornam o sistema mais complexo e difícil de fiscalizar. Têm elevados custos fiscais (redução da receita) e favorecem os titulares dos mais altos rendimentos, que são quem mais deles aproveita, diminuindo a progressividade real do imposto” (Vital Moreira, Causa Nossa,10 de Setembro de 2005).

“O problema com as deduções em IRS é que deixa de fora dos benefícios justamente os mais pobres, os que nem sequer têm rendimento suficiente para pagar IRS. É por isso que os subsídios directos são mais eficazes e mais equitativos” (Vital Moreira, Causa Nossa, 10 de Junho de 2008).

“[S]e fossem tendencialmente eliminadas (quase) todas as deduções para toda a gente, incluindo as despesas com sistemas privados de educação e de saúde (como defendo há muito), então sim, a receita fiscal recuperada daria bem para uma diminuição significativa da carga fiscal dos pequenos e médios rendimentos. Com a vantagem adicional de uma grande simplificação e de mais transparência do IRS” (Vital Moreira, Causa Nossa, 10 de Fevereiro de 2009).

1 comentário:

Mário Moniz disse...

Dito pelo Vital Moreira.... parece bem, não é?
Mas fazendo parte do programa do Bloco de Esquerda... é um sacrilégio!!!!! Querem acabar com a classe média!! Qual classe média? Aquela que já não existe? "Aquilo" que era a classe média são os novos proletários. Os antigos proletários? Adivinhem!!! Chamam-se agora PRECÁRIOS ou então..., desempregados!