Pesquisar neste blogue

sábado, agosto 29, 2009

Cadê a Esquerda?


De uma forma geral, as posições de Francisco Louçã são muito claras e objectivas relativamente ao sentido das políticas propostas pelo Bloco de Esquerda. São claras e propiciam condições de um debate sério não só à esquerda , mas também no plano nacional.
...É hoje um dado, mais ou menos, aceite por todos os quadrantes que as próximas eleições legislativas não darão uma maioria absoluta ao PS nem a nenhum outro partido.
...Mas numa perspectiva de esquerda, o Bloco deveria assumir uma posição clara de defesa de uma alternativa de governo de esquerda, apelando à convergência entre socialistas, comunistas e todos os que querem outras políticas. Não se trata de um mero somatório de deputados da nova Assembleia da Republica para uma "maioria parlamentar de esquerda", mas antes, uma consequência de uma maioria social de esquerda que exige outras políticas de sentido inequivoco democrático e socialista.

Há uma imensidão de pessoas que têm sofrido os efeitos da crise e que não compreendem porque é que a direita se une e as esquerdas passam a vida a falar cada uma para seu lado, cada qual, falando numa "alternativa" que ninguém vê explicada, nem que tem qualquer tradução em políticas que combatam eficazmente o desemprego, a precariedade e que qualifiquem a democracia e os serviços públicos.

5 comentários:

Mário Moniz disse...

Há uma imensidão de pessoas que ... cuja alternativa socialista é votar no Bloco de Esquerda nas próximas eleições.

Largo do Infante disse...

"Há uma imensidão de pessoas"... Dreams, Dreams, Dreams...

Nuno Moniz disse...

Nas últimas foram 382 mil.
Não sei ainda pode ser considerado um sonho.

Anónimo disse...

Depende do que se entenda por imensidão... Se 382 000 é uma imensidão, então como qualificar os resultados do PS nas últimas legislativas?
Mas vamos aguardar que essa imensidão manifeste o seu sentido de voto.

Mário Moniz disse...

A diferença está entre um pretensa "pequena" imensa multidão que tende a subir de forma multiplicativa e uma "grande" imensa multidão que cada vez é mais pequena, e tende sempre a diminuir.