Pesquisar neste blogue

sexta-feira, agosto 25, 2006

Se vires as barbas do vizinho a arder....

Primeiro levaram os comunistas,
mas eu não me importei com isso.
Eu não sou comunista.
Em seguida levaram alguns operários,
mas não me importei com isso.
Eu também não era operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
mas não me importei com isso.
Eu não sou sindicalista.
Depois agarraram os sacerdotes,
mas como não sou religioso,
também não me importei.
Agora estão me levando,
mas já é tarde.

Bertolt Brecht

**********


Primeiro despediram os funcionários públicos,
mas eu não me importei,
não sou funcionário público.
Depois proibiram a greve dos professores,
mas eu não me importei,
não sou professor.
Depois proibiram a manifestação dos militares,
mas eu não me importei,
não sou militar.
Depois foram os juízes, os polícias, os enfermeiros,
mas eu não me importei,
não sou juiz, nem polícia, nem enfermeiro.
Agora estão a bater-me à porta,
mas já é tarde.

António Cebola

5 comentários:

PreDatado disse...

Infelizmente Brecht é cada vez mais actual.

Anónimo disse...

O poema foi uma boa escolha.
É intemporal.

Anónimo disse...

Nunca percebi porque é que as peças dele foram proibidas por Stalin...

E menos ainda entendi a ida de Bercht para os EUA.Deve-se ter enganado no avião, para se ir exilar num país tão mau!

Porque será que não escolheu a URSS? Porque será?
Já estaria a adivinhar o muro de Berlim?

Ou então... foram os americanos que o raptaram??

Anónimo disse...

Olá vermelhito.
Olá pessoal.
Acabou-se (as férias)
Pois isto é mt interessante.
Porque cá a mim tentaram-me calar o bico (agora vou bicando pelo expresso das nove) e afinal o que é preciso mesmo e não "amorfalhar"!

Caiê disse...

Brecht é actual, mas a sabedoria popular também continua a ser... Pôr as nossas barbinhas de molho!
O caso é que as pessoas agora raramente olham para o vizinho porque estão todas a olhar para o seu próprio umbigo... Triste!