Pesquisar neste blogue

quinta-feira, dezembro 15, 2011

Feliz Inverno... ou Feliz Natal...

Natal significa nascimento. Há muito que se comemora o solstício de inverno, data a partir do qual os dias ficam cada vez mais longos, marcando assim o renascimento anual do próprio Sol. E foi o próprio imperador romano Júlio César 50 anos AC  (antes de Cristo) que definiu a comemoração do solstício na data que nos é familiar, 25 de dezembro. César declarou este dia o “Nascimento do Sol Inconquistável”.

Ao longo dos próximos quatrocentos anos, Jesus teria nascido, morrido e ressuscitado, segundo os primeiros cristãos acreditavam e comemoravam. Mas indiferentes a isto, as pessoas continuaram a celebrar o solstício de inverno. Quando os cristãos decidiram comemorar o nascimento de Jesus, já não havia registro confiável a respeito da data do seu nascimento. Hoje estima-se que Jesus teria nascido em torno do ano 7 AC , na primavera. Foi apenas no século IV que o papa Júlio I definiu a data de comemoração do nascimento de Jesus como a velha conhecida celebração do solstício de inverno, em 25 de dezembro. Nascia o Natal católico.

 Mas, indiferente a estes eventos, e indiferente mesmo ao solstício, que ocorre atualmente entre os dias 20 e 23 de dezembro,  há algo que sabemos que ocorreu exatamente num 25 de dezembro. Foi o nascimento de um homem que não contou com uma estrela de Belém, mas que permitiria que pudéssemos compreender os movimentos das próprias estrelas. Em 25 de dezembro de 1642, de acordo com o calendário Juliano, nascia Isaac Newton.

 Da mente deste homem surgiria a lei da gravitação universal, as leis do movimento, o cálculo, o teorema binomial, o telescópio de reflexão, o espectro da luz. Nenhum outro ser humano contribuiu mais para o entendimento do mundo que nos rodeia que Isaac Newton. Isso é mais do que motivo para comemorar seu nascimento no Natal.

1 comentário:

Anónimo disse...

DÊ UMA OLHADA NESSE SITE WWW.TRUMPETCALLOFGODONLINE.COM

http://trumpetcallofgodonline.com/index.php5?title=Regarding_the_Celebration_of_%22christmas%22