Pesquisar neste blogue

terça-feira, novembro 29, 2011

Quem me avisa, meu amigo é!

POUPAR NA COMIDA
Comece nesta quadra a cortar na comida e nos gastos supérfluos. Pense na saúde, na linha e na carteira.
Compre produtos frescos do mercado e não de supermercados, eles são quase sempre mais baratos. Compre produtos nacionais e participe na dinamização da agricultura, do comércio tradicional e na manutenção do emprego.
Se compra no supermercado, faça uma lista e não fuja da mesma, a não ser que encontre comida bastante mais barata.
Evite os pequenos-almoços no café e faça as suas sandes. Invente receitas usando os restos das refeições.

POUPAR EM CASA
Veja se o tarifário de eletricidade que está a usar é o mais barato, adira ao tri-horário e concentre os gastos nas horas de vazio, das 22 às 8 horas.
Se estiver permanentemente a acender/apagar a luz, vai gastar mais eletricidade, mas se vai abandonar uma sala por mais tempo, apague a luz e desligue os equipamentos .
Use lâmpadas económicas, embora mais caras, elas irão poupar-lhe dinheiro a longo prazo.
Não tome banhos de imersão, um duche usa muito menos água. Enquanto lava os dentes, feche a água. A mesma água não corre duas vezes debaixo da mesma ponte.
Sempre que possível seque a roupa no exterior, use a máquina de secar e o ferro de passar com critério.
Desça no Inverno ou suba no Verão a temperatura do aquecimento 1ºC, isso irá poupar-lhe 10% da conta ao fim do mês. Não aqueça quarto que não utiliza. Assegure-se que as portas e janelas estão bem fechadas.
Nos pacotes de TV e internet, certifique-se de que está usando o que está pagando. Muitas vezes paga 200 canais e só vê 4 ou 5. Se está pagando 20 megabytes, só lhe devem ser fornecidos 7 ou 8.

POUPAR QUANDO SAI
Nas pequenas voltas poupe gasolina, em vez de ir de carro, opte por se deslocar a pé.
Evite usar o carro em horas de ponta, poupa tempo, gasolina e evita acidentes.
Pode ter uma noite bastante divertida em casa de amigos levando apenas uma garrafa de vinho. Irá poupar muito mais do que se fosse a um restaurante.
Procure na internet pelos melhores descontos, é muito mais fácil e acessível do que ir de loja em loja e comparar preços.

COMO POUPAR FINANCEIRAMENTE
Consolide qualquer dívida que tenha. Não pague os incrivelmente altos juros dos cartões de crédito. Sempre que possível, faça os seus pagamentos do dia a dia com dinheiro vivo, assim tem a noção do que está gastando.
Pague as suas contas por débito direto. Isto significa que irá sempre pagar a tempo (tendo dinheiro na conta, claro) e habituar-se a não contar com esse dinheiro. Às vezes também encontra descontos se usar esta alternativa.
Assegure-se de que a sua conta poupança é a melhor. Se não precisa desse dinheiro, coloque-o numa conta que lhe dê mais juros.
Poupe os trocos, irá ficar surpreendido como se transformam em notas.

Sem comentários: