Pesquisar neste blogue

domingo, junho 03, 2007

As duas contradições do capitalismo


Durante muito tempo o socialismo e o ecologismo andaram de costas voltadas. Por um lado, a esquerda demorou a incorporar os novos desafios colocados face à catástrofe ecológica provocada pelo sistema capitalista. Por outro lado, os movimentos ecologistas foram dominados por um pensamento anti-político, como se a “causa verde” estivesse acima da tradicional divisão esquerda-direita. Felizmente, esta situação está a mudar, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

A ideia principal do socialismo ecológico, ou do eco-socialismo, foi formulada por James O’Connor: à contradição apontada por Marx entre forças de produção e relações de produção há que acrescentar uma outra entre forças de produção e condições de produção. A primeira contradição do sistema capitalista implica que à acumulação de capital privado subjaz a redução do poder de compra dos pobres. As desigualdades sociais criadas acabam por minar o próprio mercado e teremos uma cada vez maior dificuldade em escoar a crescente produção. A segunda contradição reside no facto de o aumento da produção causar o esgotamento dos recursos disponíveis. O dilema clássico da economia de mercado – satisfazer necessidades ilimitadas com recursos limitados – torna-se, assim, cada vez mais preponderante.

Ambas as contradições foram parcialmente solucionadas pelo imperialismo. O colonialismo deu à burguesia europeia a possibilidade de encontrar novos mercados, além de permitir a redução dos custos de produção pela incorporação de mão-de-obra escrava. O neo-colonialismo refinou este processo ao ponto de anunciar medidas anti-desenvolvimentistas do FMI e do Banco Mundial como sendo parte da ajuda externa, legitimando simultaneamente a exportação da degradação ambiental. Um bom exemplo é o caso do México que exporta petróleo a preços baixos para os EUA para amortizar uma dívida externa que nunca estará saldada, recebendo em troca milho transgénico. A colocação no mercado do milho importado leva, por sua vez, à ruína os camponeses mexicanos. A troca é, portanto, desigual quer do ponto de vista social, quer do ponto de ambiental.

1 comentário:

Unknown disse...

olá! acabei de ler o artigo "as duas contradições do capitalismo" e gostaria de fazer uma citação deste artigo em um trabalho q estou fazendo sobre o mesmo assunto, só q não sei o nome do autor...será q vcs poderiam me informar.
Obrigada
Caroline