Pesquisar neste blogue

domingo, março 18, 2012

Falando “espiritês”

“Depois da vida” é um programa da TVI, que saiu em digressão pelo País, agora aparece à venda em CD e já é transmitido há algum tempo. Nunca vi nada tão estúpido e a sua audiência só pode estar relacionada com o nosso nível cultural.
A nossa televisão é perita em manter as pessoas na ignorância, no preconceito, na superstição, em manter o espírito de obediência que caracteriza o nosso povo; é lamentável que as pessoas se deixem enganar tão facilmente, mas isso tem uma explicação. A razão nunca poderá competir com a emoção e não nos esqueçamos que tudo o que diz respeito a preconceitos, crendices, superstições é adquirido cedo na vida, logo, sustenta a personalidade. Parece-me ser o caso das pessoas que acreditam neste tipo de “milagres”.
Não há outra justificação para a falta de questionamento que os adeptos deste tipo de programas parecem ter. A mim, por exemplo, mesmo passando por cima de todas as falsidades da charlatã Janette Parker – pergunto-me será que “do outro lado” depois de “bater a caçoleta” se fica a saber todas as línguas e comunicam com a dita senhora em inglês ou será que falam com ela em português e ela só para dar trabalho à tradutora fala em inglês? Talvez a autoproclamada médium contacte em algum tipo de linguagem espiritual acessível só aos espíritos mais elevados? Isto dos conhecimentos linguísticos dos espíritos realmente dá que pensar. Não me parece que a explicação seja que uma vez no Paraíso todos os espíritos aprendem todas as línguas existentes, acho que a teoria é que a própria linguagem que usam por lá é espiritual, uma espécie de “espiritês” ou “espertês” para comunicar com a TVI.

Sem comentários: