Pesquisar neste blogue

sexta-feira, maio 11, 2012

A Democracia e o seu arremedo

Quando as pessoas dizem ou pensam que vivem em democracia, quando dizem que em ditadura é que as manifestações são proibidas e reprimidas e somente lamentam os acontecimentos ou se indignam com o governo sem entenderem o seu real significado quando protestam e levam cargas policiais. Elas não sabem, não entendem ou esqueceram, que o poder está nas mãos de uma classe e que ela oprime as restantes. Que não há, mas nunca, neste quadro social, qualquer tipo de liberdade ou de democracia, são só concessões temporárias. Dai a sua ingenuidade política, pelo facto de ainda não terem entendido isto.
A política e a democracia são muito mais do que se possa imaginar. Não existe democracia alguma na nossa sociedade. Nem há uma perspectiva de mudança, ou uma oportunidade para melhorar a sociedade ou as condições de vida das pessoas só porque existem partidos e eleições, ou porque nos deixam falar, ou porque nos permitem a "liberdade" de nos manifestarmos, isso não é e nem significa democracia.
Tudo isso é uma fachada. O essencial está salvaguardado e enquanto o estiver, ou seja, o poder nas mãos da classe dominante, o jogo vai-se jogando. Mas este “jogo” está viciado à partida, porque eles, a classe dominante, neste jogo do monopólio, do Carnaval Eleitoral e “democrático”, estão com a "banca", a policia e as forças armadas nas suas mãos e subvertem o jogo, quando eles entenderem e sempre que o entendam.
Toda a governação, todo o governo feito mandante de todos, defende apenas e somente o mais importante, os privilégios de classe, a manutenção do poder nas mãos do capitalismo. Por isso é normal esta atuação. Não a vermos assim é sermos ingénuos demais.
Entenda-se que democracia e legalidade não é podermos manifestar-nos, isso é um direito, direito que foi conquistado. Ainda que a classe dominante diga respeitar a "legalidade" manifestação, isso é uma falsidade. Ela apenas concede, por enquanto, esta aparente liberdade e aparente legalidade, que mais deve ser um direito, de nos manifestarmos, porque ainda não tem a força e o total da opinião pública da parte dela, apesar de intensas campanhas de estupidificação nas TVs. No dia que a tenha tudo muda de figura. Deixa de haver legalidade, ou direitos, ou o que quer que seja de espécie alguma. O que temos é uma determinada conjectura, o que vivemos é um quadro conjectural temporário.
Em última análise, a história dar-nos-á a vitória, porque não se pode contrariar a roda da história. A missão do inimigo é fazer com que ela ande o menos rápida possível. A nossa missão é fazer o contrário. Podemos perder esta batalha não a vitória final do avanço da história. A luta pela DEMOCRACIA efetiva ainda só agora começou! A luta,  pode ser bem mais dura e mais prolongada. Deixem-se de ilusões e de ingenuidades!

Sem comentários: