Pesquisar neste blogue

domingo, abril 15, 2012

Lei do mercado... Quanto vale o ser humano?


As leis do mercado nada têm a ver com as leis das justiça.
"O que manda é a lei da oferta/procura, a lei do mercado, cada um pode sempre pedir o preço que quiser por um bem seu, há sempre quem compre..., tudo é relativo e rege-se por comparações dentro dos mesmos mercados.., não é uma questão de justiça, não há aqui justiça".

E agora, o desemprego?! O que é? O que somos?
O trabalho, as pessoas, como "instrumentos" de tal, cada vez valem menos.
Há pouca procura para nos "adquirirem", somos muitos e oferecidos, e há muita procura para adquirir um posto de trabalho, ou seja, "valemos pouco" e há pouca oferta de postos de trabalho, logo valem muito, já se paga para trabalhar, até, e os "preços" ainda vão subir... Ah, pois é...
É a lei da oferta e da procura, no mercado de emprego, claro que nada disto é por acaso e temos cada vez mais gente no planeta (sim, porque cá, até nisso somos miseráveis). O mercado manda e estamos todos desvalorizados. Somos bens, produtos, não somos precisos, estamos "a mais" (creio que alguém nos mandou já emigrar, mas não foi ainda para o espaço, pois não?)
Ter um emprego hoje vale tudo ou não vale nada, depende da perspectiva. É o "ter ou não ter", é o ter "tudo" hoje e amanhã poder ter "nada". Não há segurança, estabilidade, alegria, tempo para essa saúde. Há stress, frustrações, desespero, fome, angústias, tristezas...

Mas quem tem ainda a ilusão que há justiça nos mercados e que isto não é tudo um mercado (GLOBAL)? Será a China o novo paradigma a seguir em termos de mercado?
Ainda somos humanos?
Estamos ou não estamos governados pela mais soberba psicopatia?!
Aqui não há meios-termos, ou se manda a casa abaixo ou se regula os mercados!

Sem comentários: