Pesquisar neste blogue

domingo, setembro 02, 2007

Lá vamos cantando e rindo...


Dez milhões de manuais escolares são vendidos no arranque do ano escolar.
O preço dos livros escolares subiu 3,1 por cento este ano. A garantia é dada por Paulo Gonçalves, da “Porto Editora”
O secretário de Estado Adjunto da Educação, Jorge Pedreira, diz que durante este ano o «aumento será de acordo com a taxa de inflação e, nos próximos dois anos, haverá um aumento ligeiramente superior à taxa de inflação».
in Google Notícias


Grande negócio este o dos manuais escolares.
Os editores dizem que, este ano, os manuais subiram 3,1%, contrariando o Secretário de estado que disse que só aumentaram de acordo com a inflação. Como não acredito que os editores tenham vantagem em dizer que aumentaram mais do que aquilo que fizeram, o Secretário de Estado, ou não sabe o que diz ou está a mentir. Já o dizer que nos próximos dois anos o aumento será “ligeiramente superior à taxa de inflação” não deixa qualquer dúvida, vão ser mais 3% ao ano a somar à dita taxa. Isto é, o aumento deve andar pelos 5 ou 5,5% ao ano o que dá um aumento de 13 ou 14% em 3 anos. Claro que depois vêm dizer que as famílias mais carenciadas vão ser apoiadas, ou seja a treta a que já nos habituaram.
A desculpa para estes aumentos, passam por dizerem que, os manuais não têm subido nos últimos anos, que o papel está mais caro, blá, blá blá. Até pode ser verdade, mas quando encontramos manuais de Biologia a 35,70 euros (7 contos em dinheiro antigo) e de matemática a 34 euros, só podemos mesmo dizer que andam a brincar connosco. Feitas as contas, quem tenha dois filhos a estudar com 7 ou 8 disciplinas e dois livros para cada uma delas (sim, que agora, para alem do livro há sempre mais um de apoio) bem pode começar a fazer contas à vida. Tanto falam de educação, na necessidade de aumentar as qualificações dos portugueses, em politicas de natalidade para depois fazerem exactamente o contrário. Fecham escolas, tornam mais difícil o acesso à educação e fazem com que a maioria dos casais pense bem se tem condições para poder ter filhos. Parece que desejam voltar ao tempo em que a grande maioria dos portugueses era analfabeta e acabar-nos com a raça, desertificando o país.
Mas, nada disto nos deve surpreender, basta ler os textos com a estratégia do grupo Bilderberg para ver que o plano está a ser cumprido à letra, a caminho da nova ordem mundial. Nós, é que se não tivermos dinheiro para comprar uma licenciatura numa qualquer escola, como alguns que conhecemos, estamos bem tramados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Publiquei recentemente um cartoon sobre isso no sítio do Expresso: Manuais escolares devoram orçamento familiar