Pesquisar neste blogue

sábado, março 25, 2006

As exclusões do dr. Cavaco

«Agora, sou o Presidente de Portugal inteiro». Disse o dr. Cavaco Silva, durante a posse. A frase é torta. E, meia dúzia de dias depois, a verdade dos factos desmentiu o que ela comportava de tranquilizador. O desaparecimento do vínculo social simbólico manifestou-se com sobranceria.

Ao não indicar, para o Conselho de Estado, representantes do PCP e do Bloco de Esquerda, o Chefe de Estado demonstrou estar mais interessado em alterar o ritmo das coisas do que em elaborar uma política de temporização. Comprou uma guerra institucional e desvelou o autoritarismo e a soberba, cautelosamente resguardados, durante a campanha, sob amenas declarações e afáveis comportamentos.

Afirmara, também, que a sua candidatura era transversal à sociedade portuguesa, e convencera-se, até, de que muitos comunistas nele haviam votado. A dissolução das correlações, logo após certas vitórias, tornou-se comum na vida nacional. Mas não deixa de ser moralmente reprovável. Em política a gratidão é inexistente, mas a derrocada dos compromissos não coloca quem os pratica acima do bem e do mal. O Chefe de Estado tripudiou sobre o compromisso assumido. Não há duas leituras nem cálculos de hipóteses que fujam a este facto, vergonhoso para quem se apresenta como factor de coesão e paladino do rigor.

link para o artigo completo

Sem comentários: