Pesquisar neste blogue

quarta-feira, março 23, 2011

Sócrates rasgou-nos, Passos vai despir-nos!

CUIDAAAAAAAAAAAAAAADO!!!!!!!!!!!!!!!!

Última hora: Sócrates e Passos Coelho são gémeos!!
"Tão iguais são que nem a mãe os distingue"!!
José Sócrates e Passos Coelhos são “gémeos” (tem exactamente as mesmas ideias), embora Passos Coelho possa ser menos aldrabão. Temos que admitir que é muito difícil ser mais mentiroso que o Sócrates,a única coisa que os separa é que não podem ser os dois primeiro-ministro !!!
São gémeos feitos de coisas diferentes, mas com o mesmo cheiro. Sócrates reúne com "os mais espertos" economistas, quase todos tendo pertencido a governos culpados de tudo o que de pior nos tem acontecido. A maior parte recebe reformas milionárias (duas e três) e não tem vergonha de dar nas televisões e nos jornais lições de resolução da crise. Um deles, trabalhou seis anos num banco do Estado e recebe uma reforma para toda a vida! De 18 mil euros! É o retrato típico de uma situação”nojenta”. Mas o que dizem os ex-ministros "espertos"para resolver a crise que ajudaram a criar? Cortes nas despesas de saúde, da educação, baixa dos salários da função pública, supressão do 13º mês, redução nas pensões, extinção de subsídio para os mais pobres, aumento nos medicamentos... (os pobres que paguem a crise!) tenham vergonha nesse focinho!
Passo Coelho junta-se com mesma tralha e dão-lhe a mesma receita. Os mesmos cortes, os mesmos sacrifícios, a mesma ou pior novela! Esta seita não está, nunca esteve, nem estará ao lado de quem sofre e trabalha. As suas palavras não escondem a classe a que pertencem. Todos os dias, jornais e revistas escrevem sobre, os rendimentos, as casas luxuosas, os iates, os aviões, os automóveis topo de gama destes gajos que nos obrigam a fazer sacrifícios. Obrigam mas não cumprem! Pedro Passos Coelho, caso for eleito primeiro-ministro, será uma fotocópia de Sócrates, mas para pior, porque este último ainda tem alguma oposição dentro do PS, coisa que Passos Coelho nunca terá dentro do PSD, porque este partido obedece a uma lógica de Poder. A ideologia do PSD é o Poder pessoal do líder e a sua afirmação.

terça-feira, março 22, 2011

Inseminação, não?! Sexo só para procriação?!


A Igreja não aceita a inseminação artificial, nem homóloga nem heteróloga. Eis as razões:
“As técnicas que provocam uma dissociação do parentesco, pela intervenção de uma pessoa estranha ao casal (doação de esperma ou de óvulo, empréstimo de útero), são gravemente desonestas. Estas técnicas (inseminação e fecundação artificiais heterólogas) lesam o direito da criança de nascer de um pai e uma mãe conhecidos dela e ligados entre si pelo casamento. Elas traem “o direito exclusivo de se tornar pai e mãe somente um por meio do outro” (CIC § 2376).
“Praticadas entre o casal, estas técnicas moralmente inaceitáveis dissociam o ato sexual do ato procriador. “A procriação é moralmente privada de sua perfeição própria quando não é querida como o fruto do ato conjugal, isto é, do gesto específico da união dos esposos… Somente o respeito ao vínculo que existe entre os significados do ato conjugal e o respeito pela unidade do ser humano permite uma procriação de acordo com a dignidade da pessoa” (CIC §2377).

Mesmo que não quisesse tinha de ser ateu!

quinta-feira, março 17, 2011

Confissão do saque aos portugueses


Como é noticiado, o Governo gaba-se de que Governo atinge superavit histórico de 836 milhões de euros até Fevereiro à custa de saque, por formas diversas, ao bolso dos contribuintes e aos beneficiários da segurança social e de outros serviços públicos como saúde, ensino, etc.

Se o Excelentíssimo Governo desejar, poderá elevar esse superavit a valores muito mais altos. Imaginemos que decide expropriar todas as contas bancárias dos portugueses e todos os seus haveres, a contabilidade mostrará de imediato que o superavit ultrapassa todas as expectativas orçamentais. E o PM poderá gabar-se junto da UE ou do tão citado «mercado» da sua alta competência de ter ultrapassado a crise.

No entanto, passados poucos dias, morrerão à fome todos os portugueses e se algum teimar em sobreviver com água e ervas, ser-lhe á aplicada a eutanásia referida por Almeida Santos no congresso partidário em Espinho. Ficará apenas o PM e o seu bando, o todo poderoso Rei do deserto. Senhor de tudo e de nada. Mas não se iludam com os vossos sonhos fantasiosos e irreais, porque deixarão de ter motoristas, secretárias, empregadas da limpeza e de quem lhes trate da roupa, da alimentação e da TV que lhes permita fazer discursos de auto-elogio e de culpabilização da oposição. Definharão durante poucos dias vítimas da vossa sede de grandeza e do desprezo com que trataram os portugueses.

Na medida em que continuam a existir os cancros referidos em dezenas de institutos públicos que podem ser extintos ou alvo de fusões, e tendo o superavit sido devido principalmente ao esforço compulsivo dos portugueses acima das suas possibilidades, o que está a entravar a evolução positiva da economia, não pode realmente esperar-se uma subida sustentada do superavit, sem que haja um colapso irremediável da vida em Portugal
....

BASTA! 35 anos de Governos PS e PSD já chega!


terça-feira, março 15, 2011

Japão - "os insondáveis caminhos de Deus"

Tradução “livre” de um artigo de A. C. Grayling, publicado no site da Richard Dawkins Foundation.

É com tristeza que todos pensamos nas centenas de milhares de pessoas cujas vidas foram horrivelmente perdidas ou afectadas pelo terramoto e pelo tsunami do Japão, e que marcaram a negro os anais deste ano de 2011, e que vieram logo a seguir ao terramoto que atingiu Christchurch na Nova Zelândia.

Estes acontecimentos, que estão certamente ligados do ponto de vista tectónico, lembram-nos das vastas forças da natureza que, se são normais para o próprio planeta, são já prejudiciais para a vida humana, especialmente para aqueles que vivem perigosamente perto do quebra-cabeças que são as falhas da superfície terrestre.

Alguém me disse que na igreja da sua terra iria haver orações especiais pelas pessoas no Japão. Este comportamento bem-intencionado e fundamentalmente simpático mostra, no entanto, quão absurdas, no sentido literal do termo, são as práticas e as crenças religiosas.
Quando vi na televisão uma reportagem de pessoas a dirigirem-se para a igreja em Christchurch após o trágico terramoto, foram estes pensamentos que me assaltaram.

Não seria simpático da minha parte pensar que aqueles que foram à igreja o foram para dar graças por eles próprios terem escapado pessoalmente; não lhes quero imputar egoísmo e alívio pessoal no meio de um desastre no qual tantas pessoas arbitrária e subitamente perderam as suas vidas por causa de um “acto de Deus”.
Mas se essas pessoas foram rezar para que o seu deus olhe pelas almas daqueles que morreram, por que pensariam elas que esse deus o faria, uma vez que foi ele próprio quem causou, ou permitiu, que os seus corpos fossem súbita e violentamente esmagados ou afogados?

De facto, estariam elas a suplicar e a louvar uma divindade que idealizou um mundo onde existem tantas arbitrárias e súbitas mortes?
Um ser omnisciente conheceria bem todas as implicações daquilo que faz, e por isso saberia também que iria proporcionar estes acontecimentos e todas estas suas horríveis consequências.
Estariam elas a louvar o causador do seu sofrimento, pelo seu sofrimento, e também a suplicar a sua ajuda para escapar àquilo que ele próprio tinha planeado?

Talvez elas pensem que o seu deus não é o responsável pelo terramoto. Mas se elas acreditam que o seu deus idealizou um mundo no qual estas coisas acontecem, mas depois deixou esse mundo sozinho e não intervém mesmo quando ele se torna letal para as suas criaturas, então essas pessoas estão implicitamente a questionar a moralidade do seu carácter.

E se ele não é suficientemente poderoso para fazer alguma coisa sobre a criminosa indiferença do mundo para com os seres humanos, então em que sentido é ele deus?

Pelo contrário, ele parece ser um espírito impotente, para quem é inútil rezar e que é indigno de ser louvado.

Porque se ele não é capaz de impedir um terramoto ou salvar as suas vítimas, então não está qualificado para criar um mundo.
Mas se ele é poderoso o suficiente para ambas as coisas, mas ainda assim cria um mundo perigoso que inflige arbitrariamente sofrimentos violentos e agonizantes a criaturas racionais, então ele é perverso.

De qualquer modo, o que pensam as pessoas que acreditam em tal ser, e vão à igreja para o louvar e adorar?
Como, perante acontecimentos que a bondade e a preocupação humana consideram trágicos e que exigem ajuda – ajuda que são os próprios seres humanas que proporcionam aos seus semelhantes: nunca aparecem anjos vindos do céu para ajudar – podem as pessoas acreditar em tal incoerente ficção, como é a ideia desta divindade?

É este um enigma sem fim.

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Ir para o desemprego ou abolir o trabalho?

O trabalho ridiculariza a liberdade. A versão oficial é que todos temos direitos e vivemos numa democracia. Outros desafortunados que "não são livres como nós" têm que viver em Estados policiais. Tais vítimas obedecem a ordens, por mais arbitrárias que sejam, ou sofrem as consequências. As autoridades mantêm-nas sob vigilância regular. Burocratas do Estado controlam até os menores detalhes do dia-a-dia. Os funcionários que as oprimem respondem apenas aos seus superiores públicos ou particulares. De qualquer forma, a discordância e a desobediência são punidas. Informadores relatam tudo regularmente às autoridades. Tudo isso deve ser muito mau.E é mesmo, embora não seja nada mais do que uma descrição do local de trabalho contemporâneo.


Os liberais, conservadores e "libertários" que se lamentam pelo totalitarismo são fingidos e hipócritas. Há mais liberdade em qualquer ditadura moderadamente "desestalinizada" do que num local de trabalho americano normal. Um trabalhador é um escravo moderno. O chefe diz quando deve chegar, quando deve ir embora e o que deve fazer durante a jornada. Ele diz quanto trabalho alguém deve fazer, e com que rapidez. Tem liberdade para levar o seu controle a extremos humilhantes, regulamentando, se assim desejar, o que alguém deve vestir ou com que frequência deve ir ao WC. Com poucas excepções, pode demitir alguém por qualquer motivo, ou sem motivo. Põe dedos-duros para espionar as pessoas e acumula um dossier para cada empregado. Retrucar é chamado de "insubordinação", como se o trabalhador fosse uma criança malcriada, e não só leva à demissão da pessoa, como também impede que ela obtenha um subsídio de desemprego.


Pode dizer-se: és o que fazes. Se fazes um trabalho bruto, chato, idiota ou monótono..., desperta. O trabalho é uma explicação muito melhor para a crescente cretinização que nos cerca do que até mesmo mecanismos claramente imbecilizadores como a televisão e a educação. Pessoas que são arregimentadas por toda a vida, entregues ao trabalho pela escola e delimitadas pela família no início e pelo asilo no fim, estão acostumadas à hierarquia e escravizadas psicologicamente. A preparação para a obediência no trabalho contamina as famílias que elas criam, gerando assim outras formas de reprodução do sistema, e contamina igualmente a política, a cultura e tudo o mais, quando se drena a vitalidade das pessoas no trabalho, elas ficam predispostas a se submeter à hierarquia e à especialização em tudo. Estão educadas para isso.


Vamos fingir por um momento que o trabalho não transforma as pessoas em submissos estupidificados. Vamos fingir, desafiando qualquer psicologia plausível e a ideologia de seus propagadores, que ele não tem efeito algum na formação do carácter. E vamos fingir que o trabalho não é chato, cansativo e humilhante como todos de fato sabemos que é. Mesmo assim, o trabalho ainda seria um insulto a todas as aspirações humanistas e democráticas, apenas porque usurpa tanto de nosso tempo.


Sócrates (o outro) dizia que trabalhadores braçais são maus amigos e maus cidadãos porque não tem tempo de cumprir as responsabilidades da amizade e da cidadania. Ele tinha razão. Por causa do trabalho, não importa o que estejamos fazendo, estamos sempre olhando para o relógio. O tempo livre é dedicado principalmente a se preparar para o trabalho. Cícero disse que "quem troca a sua força de trabalho por dinheiro vende-se e coloca-se na classe dos escravos".


De fato, trabalho é extermínio em massa ou genocídio. Directa ou indirectamente, o trabalho vai matar a maioria das pessoas que lêem estas palavras. No trabalho, milhões ficam inválidos ou feridos por ano. Mesmo que não morra ou fique aleijado enquanto trabalha, isso pode muito bem acontecer enquanto vai para o trabalho, volta do trabalho, procura trabalho ou tenta esquecer o trabalho. A grande maioria das vítimas dos desastres de automóvel tem um acidente enquanto cumpre uma das actividades impostas pelo trabalho, ou então é morta por alguém que desempenha uma delas. A essa contagem adicional de mortos devem ser somados as vítimas de doenças profissionais, da poluição da industria, do alcoolismo e da dependência de drogas induzidos pelo trabalho. O trabalho, portanto, institucionaliza o homicídio como um meio de vida.


O que se disse até agora não deveria causar controvérsias. Muitos trabalhadores estão fartos do trabalho. Há índices altos e crescentes de faltas, rotatividade, baixas fraudulentas, greves e absentismo no trabalho. E, no entanto, a sensação que prevalece, universal entre chefes e seus agentes e também difundida entre os próprios trabalhadores, é que o trabalho é inevitável e necessário.


Podemos discordar. É possível abolir o trabalho e substituí-lo, nos casos em que ele tem finalidades úteis, por uma variedade de novos tipos de actividades livres. Abolir o trabalho requer atacá-lo em duas frentes, a quantitativa e a qualitativa. Por um lado, o lado quantitativo, precisamos cortar de forma maciça a quantidade de trabalho que está sendo feito. Actualmente, a maior parte do trabalho é inútil ou coisa pior, e deveríamos simplesmente acabar com ela. Por outro lado - e acho que essa é a parte crucial e a novidade revolucionária -, precisamos pegar no trabalho que permanece útil e transformá-lo numa variedade de passatempos lúdicos e artesanais, indistinguíveis de outros passatempos prazeirosos excepto pelo facto de que resultam em produtos finais úteis. Certamente isso não os deveria tornar menos atraentes. Aí, todas as barreiras artificiais do poder e da propriedade poderiam cair. A criação poderia tornar-se recreação. E todos poderíamos parar de sentir medo uns dos outros.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Depois de Cravos, Jasmim

A Revolução do Jasmim começada na Tunísia alastra por vários países do continente africano muçulmano. Este movimento de jovens e tecnologia começou há dois anos com as eleições presidenciais no Irão.
O efeito “dominó”, depois do Egito, ameaça alastrar-se a todos os países periféricos onde estão instalados regimes autoritários, corruptos e onde aumenta o desemprego e a pobreza.
Na Europa, mais a Sul, Portugal, Espanha, Grécia e Itália tem todos os ingredientes para que os jovens, e não só, se revoltem: A obsessão do défice, o desemprego, o ataque aos direitos de quem trabalha e ao estado social, a destruição da economia, a corrupção e a manutenção de privilégios para uma falsa elite.
A Juventude portuguesa, desempregada, qualificada e esclarecida tem mais é que tomar o seu destino nas suas mãos, seja com CRAVOS ou com JASMIM e varrer do poder quem lhe hipoteca e nega o FUTURO.

Se a Revolução dos Cravos destruiu o Estado Novo, está na hora da Revolução de Jasmim, de colocar mais umas pedritas de dominó e deitar abaixo este “Estado de Coisas”.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Manifestação ‘Geração à rasca’



O protesto ‘Geração à rasca‘ terá lugar no dia 12 de Março de 2011 na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Esta manifestação tem o intuito de juntar todos os portugueses em situação de emprego precário, desempregados, emigrantes que saíram do país à procura de oportunidades que em Portugal não encontravam…

Protesto apartidário, laico e pacífico.
- Pelo direito ao emprego!
- Pela melhoria das condições de trabalho e o fim da precariedade!
- Pelo direito à educação!
- Pelo reconhecimento das qualificações, espelhado em salários e contratos justos!

Porque não queremos ser todos obrigados a emigrar, arrastando o país para uma maior crise económica e social!

Nós, desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal.

Nós, que até agora compactuámos com esta condição, estamos aqui, hoje, para dar o nosso contributo no sentido de desencadear uma mudança qualitativa do país. Estamos aqui, hoje, porque não podemos continuar a aceitar a situação precária para a qual fomos arrastados. Estamos aqui, hoje, porque nos esforçamos diariamente para merecer um futuro digno, com estabilidade e segurança em todas as áreas da nossa vida.

Protestamos para que todos os responsáveis pela nossa actual situação de incerteza – políticos, empregadores e nós mesmos – actuem em conjunto para uma alteração rápida desta realidade, que se tornou insustentável.

Caso contrário:

a) Defrauda-se o presente, por não termos a oportunidade de concretizar o nosso potencial, bloqueando a melhoria das condições económicas e sociais do país. Desperdiçam-se as aspirações de toda uma geração, que não pode prosperar.

b) Insulta-se o passado, porque as gerações anteriores trabalharam pelo nosso acesso à educação, pela nossa segurança, pelos nossos direitos laborais e pela nossa liberdade. Desperdiçam-se décadas de esforço, investimento e dedicação.

c) Hipoteca-se o futuro, que se vislumbra sem educação de qualidade para todos e sem reformas justas para aqueles que trabalham toda a vida. Desperdiçam-se os recursos e competências que poderiam levar o país ao sucesso económico.

Somos a geração com o maior nível de formação na história do país. Por isso, não nos deixamos abater pelo cansaço, nem pela frustração, nem pela falta de perspectivas. Acreditamos que temos os recursos e as ferramentas para dar um futuro melhor a nós mesmos e a Portugal.

Não protestamos contra as outras gerações. Apenas não estamos, nem queremos estar à espera que os problemas se resolvam. Protestamos por uma solução e queremos ser parte dela.

Este protesto está a ser divulgado maioritariamente no Facebook

quarta-feira, janeiro 26, 2011

terça-feira, janeiro 11, 2011

Vai bater à porta de Fernando Nobre!


Cavaco recomenda a mulher sem dinheiro que procure instituição "que não seja do Estado".
Ele há cada uma, bem que ele andava de cabeça no ar à procura de CAFÉ, já que não havia BOLO REI.
Este gajo é uma anedota.
Quando votares lembra-te do conselho dum "amigo"!

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Se queres mais do mesmo, vota nos mesmos!

- Um está em liberdade, após ter estado em prisão preventiva e posteriormente em prisão domiciliária com pulseira electrónica.
- Outro, claro! Continua a viver à grande e à francesa, agora em Cabo Verde.
- Para completar o TRIO, temos um candidato, em exercício, ao mais alto magistrado da Nação.

sexta-feira, dezembro 10, 2010

WEHAVEKAOSINTHEGARDEN


Daniel Bessa: "A economia está a ser aniquilada pelo Estado social"

Há sempre duas ou mais maneiras de olhar para os problemas e cada um escolhe a que mais lhe convém. Há gente que pode ser muito competente na sua área e até ser um pensador muito conceituado, mas se condicionar todo o seu pensamento numa única direcção acaba por ser mais cego que aquele que realmente o é.
Está a economia a ser aniquilada pelo Estado Social ou é o Estado social que está a ser destruído pela economia? A opinião é certamente oposta consoante se pense nas pessoas como simples números e percentagens ou como gente, como seres humanos com sentimentos e necessidades. Esta é a minha visão e basta pensar que se durante tanto tempo a existência de um estado social foi possivel e viável o mais importante é procurar o que mudou nas políticas económicas, defendidas por estes "brilhantes" pensadores, e que o tem vindo a destruir. Quem apareceu a defender a globalização capitalista, quem defende o liberalismo, quem nos garantiu ser este o caminho para uma maior riqueza de todos? São os mesmos que agora, para garantirem a sua viabilidade atacam o estado social como se fosse dele a culpa da políticas seguidas. Ladrões, mentirosos ou simplesmente incompetentes, cada um que enfie a carapuça que melhor lhe sirva.

Pela Liberdade de expressão

Espelho Wikileaks

domingo, agosto 01, 2010

Semana do mar 2010

Programa:

Domingo_1 de Agosto

10h30 - Desfile de Filarmónicas pelas ruas da cidade, rumo à Praça do Infante.

- Desfile dos Participantes no Festival Náutico (Clube Naval/ Praça do Infante)

11h00 - Abertura Oficial da Semana do Mar (Praça do Infante)

12h00 - Abertura da Expomar e Feira Regional de Artesanato

14h00 - Largada da Regata Les Sables/Açores /Les Sables - classe 6,5m (Sables D'Olonne)

15h00 - Prova Regional de Canoagem - K1 (Baía da Horta)

15h00 - Largada das Embarcação participantes na Pesca Desportiva de Barco - Fundo Diurna

17h30 - Missa na Ermida da Nª Sr.ª da Guia

18h00 - Embarque no "Cruzeiro", para acompanhamento do Cortejo Náutico da festividade da Senhora da Guia (Cais de Santa Cruz)
- Largada das embarcações envolvidas na participação do Cortejo Náutico da Senhora da Guia (Baía da Horta)
- Cortejo com a Imagem de Nossa Senhora da Guia (da Ermida de Nossa Senhora da Guia até ao Centro do Mar)
- Cortejo náutico com a Imagem de Nossa Senhora da Guia (da Baía de Porto Pim até à Baía da Horta com desembarque da imagem na Marina da Horta)
- Cortejo com a Imagem de Nossa Senhora da Guia (da Marina da Horta até à Igreja das Angústias)

19h00 - Abertura de Exposições

20h00 - Cerimónia de entrega de prémios das provas de Canoagem (Clube Naval da Horta)

20h30 - Convívio de encerramento da "XXII Atlantis Cup - Regata da Autonomia (Clube Naval da Horta)

20h30 - Grupo de cantares Sons do Vale (Palco Av. 25 de Abril)

21h00 - Sociedade Filarmónica Nova Artista Flamenguense (Palco da Praça do Infante)

21h30 - Grupo Folclórico Boa Esperança (Palco Av. 25 de Abril)

23h30 - Actuação do grupo Alexandre Gualdino (Palco Principal)

01h00 - Parque da Juventude

Segunda 2 de Agosto

09h30 - Percurso pedestre - Levadas do Faial (Limitado a 12 pessoas e sujeito a inscrição prévia na Recepção do Parque Natural do Faial - Monte da Guia)

11h00 - V Festival Internacional de Vela Ligeira -PCR Optimist, L'Equipe, 420 e Laser Radial

14h30 - Prova de Vela Cruzeiro "Troféu Horta/Estação Rádio Naval da Horta - 81 anos" (Canal Faial/Pico)

16h00 - Prova de Duatlo - Individual (Clube Naval da Horta)

18h30 - Passeios à Vela nos Botes Baleeiros (embarque junto ao Clube Naval)

19h00 - Abertura de exposições

- Prova de Mini-veleiros - Nocturna (Marina da Horta)

20h30 - Actuação das Marchas Populares de São João (Av. 25 de Abril)

21h00 - Actuação da Filarmónica Lira Campesina Cedrense (Palco Largo do Infante)

21h30 - Encontros temáticos sobre o Mar dos Açores (Expomar - stand DOP/OMA)

21h30 - Actuação do grupo de cantares Ilha Azul (Palco Av. 25 de Abril)

23h30 - Actuação da banda Brasil Tropical Band (Palco Principal)

01h00 - Parque da Juventude

Terça 3 de Agosto

10h00 - V Festival Internacional Vela Ligeira - Optimist, L'Equipe, 420 e Laser Radial

18h30 - Passeios à Vela nos Botes Baleeiros (embarque junto ao Clube Naval)

19h00 - Abertura de exposições

21h00 - Grupo Conexão Hip Hop do Ginásio Verde-mar (Palco da Av. 25 de Abril)

21h00 - Sociedade Filarmónica Recreio Musical Ribeirinhese (Palco da Praça do Infante)

21h30 - Encontros temáticos sobre o Mar dos Açores (Expomar - Stand DOP/OMA)

21h30 - Grupo Folclórico do Salão (Palco da Av. 25 de Abril)

23h30 - Actuação do grupo Rua da Lua (Palco Principal)

01h00 - Parque da Juventude

Quarta 4 de Agosto

09h30 - Percurso pedestre Capelo - Capelinhos (Limitado a 12 pessoas e sujeito a inscrição prévia na Recepção do Parque Natural do Faial - Monte da Guia)

10h00 - V Festival Internacional Vela Ligeira - Optimist, L'Equipe, 420 e Laser Radial

14h30 - Prova de Vela de Cruzeiro "Regata de Solitários - Genuíno Madruga" (Canal Faial/Pico)

15h00 - Prova de Triatlo - Equipas (Clube Naval da Horta)

17h00 - Largada das Embarcações Participantes Prova de Pesca Desportiva de Barco - Corrico Nocturna (Clube Naval da Horta)

17h30 - Acção DOP (Expomar - Stand DOP/OMA)

18h00 - Prova de Mini-veleiros - longo curso (Marina da Horta)

18h30 - Passeios à Vela nos Botes Baleeiros (embarque junto ao Clube Naval)

19h00 - Abertura de exposições

20h00 - Cerimónia de entrega de prémios do V Festival Internacional de Vela Ligeira e 1.ª PCR Juvenis e Juniores (Clube Naval da Horta)

20h30 - Grupo de Cantares Margens (Palco Av. 25 de Abril)

21h00 - Sociedade Filarmónica União Faialense (Palco Praça do Infante)

21h30 - Acção DOP (Expomar - Stand DOP/OMA)

21h30 - Grupo de Folclore Ilha Morena de São Mateus (Palco Av. 25 de Abril)

23h30 - Actuação do grupo Human Chalice (Palco Principal)

01h00 - Parque da Juventude

Quinta 5 de Agosto

11h00 - Actividades de Remo (Yolle e Shiff) (Cais de Santa Cruz)

15h00 às 19h00 - Snorkeling, Tiro com arco, geocaching e Hora Fitness - "Travessia da Doca" (Porto Pim)

15h30 - Prova de Natação - "Travessia da Doca"

16h00 - Acção DOP (Marina da Horta)

16h30 - Regata dos Velhotes: regata de antigos praticantes de Vela Ligeira, na classe Optimist (Porto da Horta)

17h00 - Torneio de Pólo Aquático (Cais de Santa Cruz)

- Prova Matchracing

18h00 - Passeios à Vela nos Botes Baleeiros (embarque junto ao Clube Naval)

19h00 - Abertura de exposições

20h30 - Actuação da Tuna da Sociedade Filarmónica da Unânime Praiense (Palco Av. 25 de Abril)

21h00 - Sociedade Filarmónica Lira e Progresso Feteirense (Palco do Largo do Infante)

21h30 - Grupo Folclórico de Vilarinho (Palco Av. 25 de Abril)

23h30 - Actuação da banda Makongo (Palco Principal)

01h00 - Parque da Juventude

Sexta 6 de Agosto

09h30 - Percurso pedestre - Perímetro da Caldeira (Limitado a 12 pessoas e sujeito a inscrição prévia na Recepção do Parque Natural do Faial - Monte da Guia)

10h00 - V Troféu Cidade da Horta - Escolas de Vela, Optimist, Laser e 420 - (Baía da Horta)

11h00 - Prova de Windsurf (Canal Faial/Pico)

13h00 - Entrega prémios Escolas de vela, Juvenis e Juniores (Clube Naval da Horta)

14h00 - Torneio Semana do Mar Individual Semi-rápidas de Xadrez (Clube Naval da Horta)

14h30 - Prova de Vela de Cruzeiro "Regata das Sereias/MWF", para Skippers femininos (Canal Faial/Pico)

15h00 - Travessia a nado do canal Pico-Faial - Miguel Medeiros
15h30 - Convenção de Fitness, Tiro com arco e geocaching (Porto Pim)

15h30 - Prova de Natação - "Travessia longa da Doca"

16h00 - Acção DOP (Marina da Horta)

17h00 - Pólo Aquático (Cais de Santa Cruz)

- Prova de Match Racing (Baía da Horta)

17h30 - Jet-ski - prova de velocidade (Baía da Horta, junto à Avenida 25 de Abril)

18h30 - Passeios à Vela nos Botes Baleeiros (embarque junto ao Clube Naval)

19h00 - Abertura de exposições

20h00 - Pesca Desportiva de costa: prova nocturna (concentração junto ao Clube Naval)

20h30 - Tuna e Grupo Folclórico Juvenil dos Flamengos (Palco da Av. 25 de Abril)

21h00 - Sociedade Filarmónica Euterpe de Castelo Branco (Palco do largo do Infante)

21h30 - Actuação da Dixie Band (Palco Av. 25 de Abril)

23h30 - Actuação de Pedro Abrunhosa (Palco Principal)

01h00 - Parque Juventude

Sábado 7 de Agosto

10h00 - Pesca Desportiva de Costa: prova infantil (molhe da Doca da Horta)

11h30 - Troféu "Cidade da Horta" - Apneia dinâmica com barbatanas (Clube Naval da Horta)

14h00 - Prova de Botes Baleeiros - Casa de Pessoal da RTP: Regata de Vela (Baía da Horta)

15h30 às 19h30 - Jogos sem fronteiras - Natação, escalada, tiro com arco e jogos recreativos (Porto Pim)

16h30 - Prova de Botes Baleeiros - Casa de Pessoal da RTP: Regatas de Remo, feminino e masculino (Baía da Horta)

19h00 - Abertura de exposições

19h00 - Entrega de prémios das regatas de Botes Baleeiros, Natação, Pólo Aquático, Match Racing, Duatlo e Triatlo (Clube Naval da Horta)

20h30 - Grupo Folclórico de Pedro Miguel (Palco Av. 25 de Abril)

20h30 - Sociedade Filarmónica Artista Faialense (Palco da Praça do Infante)

21h30 - Actuação do grupo de improviso "Só Forró" da ilha Terceira (Palco Av. 25 de Abril)

21h30 - Sociedade Filarmónica Lira Estrela da Candelária de São Miguel (Palco do Largo do Infante)

23h30 - Actuação da banda Miguel Gameiro (Palco Principal)

01h00 - Parque da Juventude


Domingo 8 de Agosto

08h00 - Prova de Pesca Desportiva de Costa: prova diurna (concentração Clube Naval da Horta)

10h00 - 4º Faial Sub - Prova Subaquática de Fotografia Digital (concentração às 9h00 no Clube Naval da Horta)

13h00 - Prova de Vela de Cruzeiro "Regata do Canal" (Canal Faial/Pico)

14h00 - Previsão chegada do 1º participante da Regata Les Sables/Açores/ Les Sables - classe 6,5m (Baia da Horta)

14h00 - Concentração Motard do Moto Clube Ilha Azul (Av. 25 de Abril)

15h00 às 19h00 - Tiro com arco, Hora Fitness e Geocaching (Porto Pim)

17h30 - Desfile Motard do Moto Clube Ilha Azul

18h00 - Corso Etnográfico "A República" com representação de todas as freguesias da ilha do Faial
(Praça da República / Largo Manuel de Arriaga)

19h00 - Abertura de exposições

20h00 - Entrega de prémios das regatas de Vela de Cruzeiro, Mini-veleiros, Windsurf e Velhotes, das provas de Jet-ski, Mergulho, Apneia e Pesca Desportiva (Clube Naval da Horta)

21h00 - Sociedade Filarmónica Unânime Praiense (Palco da Praça do Infante)

21h30 - Grupo Etnográfico de Castelo Branco (Palco da Av. 25 de Abril)

22h30 - Actuação da Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta (Palco Principal)

23h50 - Interpretação da Marcha da Semana do Mar 2010 (Palco Principal)

00h00 - ENCERRAMENTO OFICIAL DA SEMANA DO MAR, com espectáculo de fogo-de-artifício (Baía da Horta)

Sábado 14 de Agosto

- Realização da Regata "Francisco Lobato" - (Baía da Horta)

Terça -feira 17 de Agosto

13h00 - Largada da 2ª etapa Regata Les Sables/Açores/Les Sables - (Baía da Horta)


(NOTA: O presente programa poderá sofrer alterações e/ou ajustamentos)

Exposições:

Centro de Exposições - antigo Banco de Portugal
Todos os dias, das 19h00 às 23h00

Expomar, Feira Regional de Artesanato - Marina da Horta
Domingo, dia 1, das 12h00 às 24h00
Todos os dias, das 19h00 às 23h00

Espaço Infantil - antigo Banco de Portugal
Todos os dias, das 18h00 às 24h00

Festa do Livro - Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta
Todos os dias, das 18h00 às 24h00

terça-feira, maio 11, 2010

O Mitomaníaco


Durante uma semana, sem nenhum acontecimento relevante, tudo muda. Os inadiáveis investimentos públicos dão lugar aos negados aumentos do IVA , IRS e IRC.
E não aumentam os impostos?!
Este cara de pau, confrontado com uma situação, tão depressa afirma como logo a seguir, com a mesma convicção, nega.
É o TGV - Trocaste a Grande Velocidade.

sábado, maio 08, 2010

Como ultrapassar a "crise"

Numa pequena cidade, a crise está instalada e vivem do crédito: Um pequeno Hotel, Um Talho, Um Criador de Porcos, Um Veterinário e…Uma Prostituta.
Por sorte, um dia chega um emigrante cheio de dinheiro e entra no hotel. Abre a carteira, saca uma nota de 100,00 € que põe em cima do balcão e pede que lhe mostrem os quartos.
Enquanto o sujeito examina as instalações, o gerente, confiante de que ele se vai hospedar (é o único hotel do lugar), sai a correr com a nota de 100 e vai ao talho pagar as suas dívidas.
O talhante, pega a nota e vai ter com o criador de porcos a quem deve e paga tudo.
O criador, por sua vez, pega também a nota e corre ao veterinário liquidar sua dívida.
O veterinário, com a nota de 100,00 na mão, vai visitar a prostituta e paga o que deve… (em tempos de crise essa classe também trabalha a crédito).
A prostituta sai com o dinheiro em direcção ao hotel, lugar onde leva seus clientes e liquida o seu débito de 100 Euros, pela utilização de um quarto.
Nesse momento, o emigrante chega novamente ao balcão, depois de ter visto todos os aposentos, pede a devolução da nota de 100,00 €, agradece dizendo não gostar das instalações por não corresponderem ao que procurava, sai do hotel e desaparece…

Ninguém ganhou um cêntimo, porém todos saldaram as suas dívidas e começaram a ver o futuro com mais confiança!

Moral da história:
Quando o dinheiro circula, não há crise!

domingo, abril 25, 2010

25 de Abril Sempre!

Comemorar o 25 de Abril, é homenagear os anti-fascistas, os democratas, os resistentes e todos aqueles que lutaram para que hoje possamos viver com alguma liberdade e democracia representativa.
Comemorar o 25 de Abril, é não permitir que se apague da memória colectiva um passado de ditadura, opressão e guerra colonial e o heroismo de milhares de resistentes antifascistas.
Comemorar o 25 de Abril, é passar a mensagem aos mais jovens, aos filhos da madrugada de Abril, de uma parte importante da nossa história em que o povo se libertou dos grilhões com que o fascismo os acorrentava.
Comemorar o 25 de Abril, é reafirmar os valores e ideais de democracia, liberdade, igualdade, justiça, solidariedade e fraternidade, que as portas de Abril abriram.
Comemorar o 25 de Abril, é não esquecermos que somos precários, que termos salários de merda, que não sabemos o que vai ser de nós, que a "democracia" não é mais do que o resultado de derrotas acumuladas e da consequente usurpação de espaço e de tempo por parte de quem nos tenta dominar. Recordamos esta data não só pelo que foi, mas pelo que terá ser.
25 de Abril para o Povo!
25 de Abril Sempre!

segunda-feira, abril 12, 2010

Dividir para reinar ou "o Rei vai nu"


Passos Coelho virou as baterias contra os pobres e os desempregados. As crises sempre ajudaram a convencer quem nada tem que a culpa é do seu vizinho. E que cada direito conquistado no século passado não passa de um privilégio.

No momento em que vamos sabendo quanto ganham em prémios, em plena crise, gestores de topo de empresas participadas pelo Estado, Passos Coelho virou as suas baterias contra aqueles que, invariavelmente, são tratados como parasitas: os que menos têm. É natural que assim seja: pôr na ordem os rendimentos de António Mexia é bem mais difícil e arriscado do tratar os desempregados como suspeitos.

Passos Coelho não precisou de mais do que 15 dias para usar a mais fácil das receitas: alimentar o ressentimento contra as principais vítimas da crise. No Congresso do PSD, onde se juntaram tantos candidatos a boys ansiosos pelo regresso do poder, explicou que aqueles que recebem subsídios têm de retribuir com trabalho para comunidade (ONG's, juntas de freguesia, etc).

Vou tentar explicar isto devagarinho: aqueles que recebem, por exemplo, o subsídio de desemprego são os mesmos que pagaram as suas prestações à segurança social. Eles deram a sua parte. O que recebem não é nem uma esmola nem um favor. É um direito. Um direito pelo qual pagaram ao longo dos seus anos de trabalho e descontos. O dinheiro não é nem de Sócrates, nem de Passos Coelho, nem das juntas de freguesia ou ONG's onde os querem pôr de castigo. É deles. Foi pago por eles. Eles são a sociedade que deu e que agora recebe. Que foi solidária e que agora precisa da solidariedade. Não são criminosos condenados a "trabalho para a comunidade".

Há uns dias, num desses fora televisivos em que os cidadãos dizem de sua justiça, um desempregado gritava contra os privilégios dos funcionários públicos que "não sabem o que é trabalhar". Uns minutos depois, um funcionário público, irado, perguntava ser seria justo que um desempregado, "que está em casa sem fazer nada", recebesse os mesmos 600 euros que ele, que todos os dias tem de fazer pela vida.

É assim que estes senhores, de Paulo Portas a Pedro Passos Coelho, querem os cidadãos: a esgatanharem-se pelas migalhas que sobram. Convencidos que a culpa da sua miséria é do miserável que mora ao lado. E um dia destes, convencidos que culpa da sua miséria é deles próprios.

Assim, entretidos uns com outros, não põem em causa os fundamentos da desigualdade social neste país. Assim, espalhando as culpas pelas aldeias, estaremos todos dispostos a exigir menos. A olhar para os direitos que demorámos décadas a conquistar como privilégios. Prontos para sermos aliados de quem quer destruir esses direitos em vez de lutarmos pelos nossos.

Por mim, sei o que a história nos ensinou: que dividir para reinar sempre foi a melhor estratégia. E que a ela só se resiste percebendo que aqueles que vivem do seu trabalho só têm uma força que os salve: a que toma cada ataque a um direito de alguém da sua condição como um ataque a si próprio.

A função do discurso contra os supostos "direitos adquiridos" (que se deviam chamar "direitos conquistados") é simples: transportar o trabalhador de novo para o século XIX. Mas talvez quando voltarmos todos a trabalhar à jorna e nada nos segurar no desespero do desemprego voltemos a perceber quem são realmente os privilegiados.

Publicado no Expresso Online por Daniel Oliveira
e eu assino por baixo