Pesquisar neste blogue

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Ir para o desemprego ou abolir o trabalho?

O trabalho ridiculariza a liberdade. A versão oficial é que todos temos direitos e vivemos numa democracia. Outros desafortunados que "não são livres como nós" têm que viver em Estados policiais. Tais vítimas obedecem a ordens, por mais arbitrárias que sejam, ou sofrem as consequências. As autoridades mantêm-nas sob vigilância regular. Burocratas do Estado controlam até os menores detalhes do dia-a-dia. Os funcionários que as oprimem respondem apenas aos seus superiores públicos ou particulares. De qualquer forma, a discordância e a desobediência são punidas. Informadores relatam tudo regularmente às autoridades. Tudo isso deve ser muito mau.E é mesmo, embora não seja nada mais do que uma descrição do local de trabalho contemporâneo.


Os liberais, conservadores e "libertários" que se lamentam pelo totalitarismo são fingidos e hipócritas. Há mais liberdade em qualquer ditadura moderadamente "desestalinizada" do que num local de trabalho americano normal. Um trabalhador é um escravo moderno. O chefe diz quando deve chegar, quando deve ir embora e o que deve fazer durante a jornada. Ele diz quanto trabalho alguém deve fazer, e com que rapidez. Tem liberdade para levar o seu controle a extremos humilhantes, regulamentando, se assim desejar, o que alguém deve vestir ou com que frequência deve ir ao WC. Com poucas excepções, pode demitir alguém por qualquer motivo, ou sem motivo. Põe dedos-duros para espionar as pessoas e acumula um dossier para cada empregado. Retrucar é chamado de "insubordinação", como se o trabalhador fosse uma criança malcriada, e não só leva à demissão da pessoa, como também impede que ela obtenha um subsídio de desemprego.


Pode dizer-se: és o que fazes. Se fazes um trabalho bruto, chato, idiota ou monótono..., desperta. O trabalho é uma explicação muito melhor para a crescente cretinização que nos cerca do que até mesmo mecanismos claramente imbecilizadores como a televisão e a educação. Pessoas que são arregimentadas por toda a vida, entregues ao trabalho pela escola e delimitadas pela família no início e pelo asilo no fim, estão acostumadas à hierarquia e escravizadas psicologicamente. A preparação para a obediência no trabalho contamina as famílias que elas criam, gerando assim outras formas de reprodução do sistema, e contamina igualmente a política, a cultura e tudo o mais, quando se drena a vitalidade das pessoas no trabalho, elas ficam predispostas a se submeter à hierarquia e à especialização em tudo. Estão educadas para isso.


Vamos fingir por um momento que o trabalho não transforma as pessoas em submissos estupidificados. Vamos fingir, desafiando qualquer psicologia plausível e a ideologia de seus propagadores, que ele não tem efeito algum na formação do carácter. E vamos fingir que o trabalho não é chato, cansativo e humilhante como todos de fato sabemos que é. Mesmo assim, o trabalho ainda seria um insulto a todas as aspirações humanistas e democráticas, apenas porque usurpa tanto de nosso tempo.


Sócrates (o outro) dizia que trabalhadores braçais são maus amigos e maus cidadãos porque não tem tempo de cumprir as responsabilidades da amizade e da cidadania. Ele tinha razão. Por causa do trabalho, não importa o que estejamos fazendo, estamos sempre olhando para o relógio. O tempo livre é dedicado principalmente a se preparar para o trabalho. Cícero disse que "quem troca a sua força de trabalho por dinheiro vende-se e coloca-se na classe dos escravos".


De fato, trabalho é extermínio em massa ou genocídio. Directa ou indirectamente, o trabalho vai matar a maioria das pessoas que lêem estas palavras. No trabalho, milhões ficam inválidos ou feridos por ano. Mesmo que não morra ou fique aleijado enquanto trabalha, isso pode muito bem acontecer enquanto vai para o trabalho, volta do trabalho, procura trabalho ou tenta esquecer o trabalho. A grande maioria das vítimas dos desastres de automóvel tem um acidente enquanto cumpre uma das actividades impostas pelo trabalho, ou então é morta por alguém que desempenha uma delas. A essa contagem adicional de mortos devem ser somados as vítimas de doenças profissionais, da poluição da industria, do alcoolismo e da dependência de drogas induzidos pelo trabalho. O trabalho, portanto, institucionaliza o homicídio como um meio de vida.


O que se disse até agora não deveria causar controvérsias. Muitos trabalhadores estão fartos do trabalho. Há índices altos e crescentes de faltas, rotatividade, baixas fraudulentas, greves e absentismo no trabalho. E, no entanto, a sensação que prevalece, universal entre chefes e seus agentes e também difundida entre os próprios trabalhadores, é que o trabalho é inevitável e necessário.


Podemos discordar. É possível abolir o trabalho e substituí-lo, nos casos em que ele tem finalidades úteis, por uma variedade de novos tipos de actividades livres. Abolir o trabalho requer atacá-lo em duas frentes, a quantitativa e a qualitativa. Por um lado, o lado quantitativo, precisamos cortar de forma maciça a quantidade de trabalho que está sendo feito. Actualmente, a maior parte do trabalho é inútil ou coisa pior, e deveríamos simplesmente acabar com ela. Por outro lado - e acho que essa é a parte crucial e a novidade revolucionária -, precisamos pegar no trabalho que permanece útil e transformá-lo numa variedade de passatempos lúdicos e artesanais, indistinguíveis de outros passatempos prazeirosos excepto pelo facto de que resultam em produtos finais úteis. Certamente isso não os deveria tornar menos atraentes. Aí, todas as barreiras artificiais do poder e da propriedade poderiam cair. A criação poderia tornar-se recreação. E todos poderíamos parar de sentir medo uns dos outros.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Depois de Cravos, Jasmim

A Revolução do Jasmim começada na Tunísia alastra por vários países do continente africano muçulmano. Este movimento de jovens e tecnologia começou há dois anos com as eleições presidenciais no Irão.
O efeito “dominó”, depois do Egito, ameaça alastrar-se a todos os países periféricos onde estão instalados regimes autoritários, corruptos e onde aumenta o desemprego e a pobreza.
Na Europa, mais a Sul, Portugal, Espanha, Grécia e Itália tem todos os ingredientes para que os jovens, e não só, se revoltem: A obsessão do défice, o desemprego, o ataque aos direitos de quem trabalha e ao estado social, a destruição da economia, a corrupção e a manutenção de privilégios para uma falsa elite.
A Juventude portuguesa, desempregada, qualificada e esclarecida tem mais é que tomar o seu destino nas suas mãos, seja com CRAVOS ou com JASMIM e varrer do poder quem lhe hipoteca e nega o FUTURO.

Se a Revolução dos Cravos destruiu o Estado Novo, está na hora da Revolução de Jasmim, de colocar mais umas pedritas de dominó e deitar abaixo este “Estado de Coisas”.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Manifestação ‘Geração à rasca’



O protesto ‘Geração à rasca‘ terá lugar no dia 12 de Março de 2011 na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Esta manifestação tem o intuito de juntar todos os portugueses em situação de emprego precário, desempregados, emigrantes que saíram do país à procura de oportunidades que em Portugal não encontravam…

Protesto apartidário, laico e pacífico.
- Pelo direito ao emprego!
- Pela melhoria das condições de trabalho e o fim da precariedade!
- Pelo direito à educação!
- Pelo reconhecimento das qualificações, espelhado em salários e contratos justos!

Porque não queremos ser todos obrigados a emigrar, arrastando o país para uma maior crise económica e social!

Nós, desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal.

Nós, que até agora compactuámos com esta condição, estamos aqui, hoje, para dar o nosso contributo no sentido de desencadear uma mudança qualitativa do país. Estamos aqui, hoje, porque não podemos continuar a aceitar a situação precária para a qual fomos arrastados. Estamos aqui, hoje, porque nos esforçamos diariamente para merecer um futuro digno, com estabilidade e segurança em todas as áreas da nossa vida.

Protestamos para que todos os responsáveis pela nossa actual situação de incerteza – políticos, empregadores e nós mesmos – actuem em conjunto para uma alteração rápida desta realidade, que se tornou insustentável.

Caso contrário:

a) Defrauda-se o presente, por não termos a oportunidade de concretizar o nosso potencial, bloqueando a melhoria das condições económicas e sociais do país. Desperdiçam-se as aspirações de toda uma geração, que não pode prosperar.

b) Insulta-se o passado, porque as gerações anteriores trabalharam pelo nosso acesso à educação, pela nossa segurança, pelos nossos direitos laborais e pela nossa liberdade. Desperdiçam-se décadas de esforço, investimento e dedicação.

c) Hipoteca-se o futuro, que se vislumbra sem educação de qualidade para todos e sem reformas justas para aqueles que trabalham toda a vida. Desperdiçam-se os recursos e competências que poderiam levar o país ao sucesso económico.

Somos a geração com o maior nível de formação na história do país. Por isso, não nos deixamos abater pelo cansaço, nem pela frustração, nem pela falta de perspectivas. Acreditamos que temos os recursos e as ferramentas para dar um futuro melhor a nós mesmos e a Portugal.

Não protestamos contra as outras gerações. Apenas não estamos, nem queremos estar à espera que os problemas se resolvam. Protestamos por uma solução e queremos ser parte dela.

Este protesto está a ser divulgado maioritariamente no Facebook