Pesquisar neste blogue

segunda-feira, setembro 28, 2009

E agora?

Será o PS um partido de Esquerda?
A politica de alianças o dirá.
Saibam o BE e PC concertar posições no sentido de comprometerem o PS com politicas sociais justas e que combatam eficazmente o desemprego, a precariedade e que qualifiquem a democracia e os serviços públicos.
Que saibam construir uma verdadeira maioria de esquerda parlamentar, cá fora não podemos baixar os braços, se adormecermos vai continuar tudo na mesma.

quarta-feira, setembro 23, 2009

Verdadeira maioria de Esquerda


O grande objectivo para as eleições de Domingo, 27 de Setembro, é conseguir retirar a maioria absoluta ao PS, mantendo uma sólida maioria dos partidos de esquerda representados na Assembleia da Republica.
Os últimos quatro anos de governo PS foram caracterizados por políticas que nada têm a ver com as próprias promessas do PS, feitas há quatro anos. O governo Sócrates governou mais vezes para os lobbies económicos e financeiros do que para quem o tinha eleito. Com maioria absoluta, a direcção do PS e o governo Sócrates não precisaram de explicar o que quer que fosse e a quem quer que fosse. Não precisaram, nem o tentaram, apesar da encenação da deslocação mensal do primeiro-ministro ao Parlamento. Encenação, porque Sócrates falou sempre para o seu próprio grupo parlamentar e fez sempre o que quis, guardado, como estava, pela maioria absoluta do PS.
O PS sem maioria absoluta, obriga a sua direcção e o seu grupo parlamentar a falar previamente com outros partidos. O PS sem maioria absoluta, depois de quatro anos de políticas à direita, terá de reorientar o seu diálogo para a esquerda.

...Votar no Bloco de Esquerda, é também um voto que deve exigir à direcção bloquista capacidade de diálogo à esquerda, na base de programas e políticas muito claras e de sentido democrático e socialista. A direcção do Bloco não pode, nem deve ceder à formação de alianças, coligações ou governos baseados sómente na mera contagem de votos e de deputados para a constituição de maiorias aritméticas. O grande desafio é dar expresão política à maioria social de esquerda, MAS com programas e políticas democráticas e socialistas, que cortem, de uma vez por todas, com a destruição neo-liberal !
Dia 27 de Setembro, Domingo, vamos votar Bloco de Esquerda para o reforço das esquerdas no Parlamento, para a possibilidade de afirmação e execução de políticas democráticas e socialistas!

quarta-feira, setembro 16, 2009

E então sr. engenheiro? São tudo disparates?

“Os benefícios fiscais à poupança no IRS têm 3 efeitos negativos: Tornam o sistema mais complexo e difícil de fiscalizar. Têm elevados custos fiscais (redução da receita) e favorecem os titulares dos mais altos rendimentos, que são quem mais deles aproveita, diminuindo a progressividade real do imposto” (Vital Moreira, Causa Nossa,10 de Setembro de 2005).

“O problema com as deduções em IRS é que deixa de fora dos benefícios justamente os mais pobres, os que nem sequer têm rendimento suficiente para pagar IRS. É por isso que os subsídios directos são mais eficazes e mais equitativos” (Vital Moreira, Causa Nossa, 10 de Junho de 2008).

“[S]e fossem tendencialmente eliminadas (quase) todas as deduções para toda a gente, incluindo as despesas com sistemas privados de educação e de saúde (como defendo há muito), então sim, a receita fiscal recuperada daria bem para uma diminuição significativa da carga fiscal dos pequenos e médios rendimentos. Com a vantagem adicional de uma grande simplificação e de mais transparência do IRS” (Vital Moreira, Causa Nossa, 10 de Fevereiro de 2009).

sexta-feira, setembro 11, 2009

De Manela para Manela

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, sugeriu hoje à directora-adjunta de informação da RTP, Judite de Sousa, que convidasse a jornalista da TVI Manuela Moura Guedes para fazer a estação televisiva pública.

quarta-feira, setembro 02, 2009

CALENDÁRIO DOS DEBATES NA TELEVISÃO

2 Setembro: José Sócrates - Paulo Portas (TVI)

JOSE SOCRATES PS TVI PAULO PORTAS CDS


3 Setembro: Francisco Louçã - Jerónimo de Sousa (SIC)

FRANCISCO LOUÇA BE SIC JERONIMO SOUSA PCP


5 Setembro: José Sócrates - Jerónimo de Sousa (RTP)

JOSE SOCRATES PS RTP JERONIMO SOUSA PCP


6 Setembro: Francisco Louçã - M. Ferreira Leite (TVI)

FRANCISCO LOUÇA BE TVI MANUELA FERREIRA LEITE PSD


7 Setembro: Paulo Portas - Jerónimo de Sousa (SIC)

PAULO PORTAS CDS SIC JERONIMO SOUSA PCP


8 Setembro: José Sócrates - Francisco Louçã (RTP)

JOSE SOCRATES PS RTP FRANCISCO LOUÇA BE

9 Setembro: M. Ferreira Leite - Jerónimo de Sousa (TVI)

MANUELA FERREIRA LEITE PSD TVI JERONIMO SOUSA PCP


10 Setembro: Paulo Portas - Manuela Ferreira Leite (RTP)

PAULO PORTAS CDS RTP MANUELA FERREIRA LEITE PSD


11 Setembro: Paulo Portas - Francisco Louçã (RTP)

PAULO PORTAS CDS RTP FRANCISCO LOUÇA BE


12 Setembro: José Sócrates - Manuela Ferreira Leite (SIC)

JOSE SOCRATES PS SIC MANUELA FERREIRA LEITE PSD