Pesquisar neste blogue

domingo, março 26, 2006

S P OOOOOOO R T I N N N G G G ! ! ! ! ! ! ! ! !


O S. C. da Horta mais uma vez começou com o pé direito e abriu caminho para a conquista da Taça Challenge, ao derrotar os suíços do BSV Bern Muri, na primeira mão das meias-finais de Taça Challenge por 32-25. Uma margem que poderia ter sido mais confortável, uma vez que o Sporting chegou a ter uma vantagem de 11 golos.
Está provado que a equipa suiça está, perfeitamente, ao alcance dos "faialenses".
Mais que não fosse senão para nos encher o ego, era muito bom ganhar o troféu e escrever o nome do Sporting e do Faial a letras douradas na História do Andebol e Desporto Nacionais.

Força Sporting!
Hoje e Sempre Sporting!


sábado, março 25, 2006

As exclusões do dr. Cavaco

«Agora, sou o Presidente de Portugal inteiro». Disse o dr. Cavaco Silva, durante a posse. A frase é torta. E, meia dúzia de dias depois, a verdade dos factos desmentiu o que ela comportava de tranquilizador. O desaparecimento do vínculo social simbólico manifestou-se com sobranceria.

Ao não indicar, para o Conselho de Estado, representantes do PCP e do Bloco de Esquerda, o Chefe de Estado demonstrou estar mais interessado em alterar o ritmo das coisas do que em elaborar uma política de temporização. Comprou uma guerra institucional e desvelou o autoritarismo e a soberba, cautelosamente resguardados, durante a campanha, sob amenas declarações e afáveis comportamentos.

Afirmara, também, que a sua candidatura era transversal à sociedade portuguesa, e convencera-se, até, de que muitos comunistas nele haviam votado. A dissolução das correlações, logo após certas vitórias, tornou-se comum na vida nacional. Mas não deixa de ser moralmente reprovável. Em política a gratidão é inexistente, mas a derrocada dos compromissos não coloca quem os pratica acima do bem e do mal. O Chefe de Estado tripudiou sobre o compromisso assumido. Não há duas leituras nem cálculos de hipóteses que fujam a este facto, vergonhoso para quem se apresenta como factor de coesão e paladino do rigor.

link para o artigo completo

quinta-feira, março 23, 2006

A solução está no Plano Tecnológico!

Lê-se numa crónica que, no ano de 1994 celebrou-se uma competição de remo entre duas equipas, uma composta por trabalhadores de uma empresa portuguesa e outra pelos seus congéneres japoneses.

Dada a partida, os remadores japoneses começaram a destacar-se desde o primeiro instante. Chegaram à meta primeiro com uma hora de avanço sobre a equipa portuguesa.

De regresso a casa, a Direcção reuniu-se para analisar as causas de tão desastrosa actuação e chegaram à seguinte conclusão: detectou-se que na equipa japonesa havia um chefe de equipa e dez remadores, enquanto que na portuguesa havia um remador e dez chefes de serviço, facto que seria alterado no ano seguinte.

No ano de 1995 e após ser dada a partida, rapidamente a equipa japonesa começou a ganhar vantagem desde a primeira remadela. Desta vez a equipa portuguesa chegou com duas horas de atraso. A Direcção voltou a reunir após forte reprimenda da Gerência e viram que na equipa japonesa havia um chefe de equipa e dez remadores, enquanto a portuguesa, após eficazes medidas adoptadas com o fracasso do ano anterior, era composta por um chefe de serviço, dois assessores de Gerência, sete chefes de secção e um remador.

Após minuciosa análise, chegou-se à seguinte conclusão: o remador é um incompetente.

No ano de 1996, como não podia deixar de ser, a equipa japonesa adiantou-se mal foi dada a partida. A embarcação que este ano tinha sido encomendada ao departamento de novas tecnologias, chegou com quatro horas de atraso.

Após a regata, e para avaliar os resultados, celebrou-se uma reunião ao mais alto nível no piso superior do edifício, chegando-se à seguinte conclusão: este ano a equipa japonesa optou novamente por um chefe de equipa e dez remadores. A equipa portuguesa, após uma auditoria externa e um assessoreamento especial do departamento de informática, optou por uma formação mais vanguardista, composta por um chefe de serviço, três chefes de secção, dois auditores da Arthur Andersen e quatro Securitas para controlar a actividade do único remador, ao qual se tinha aberto um processo disciplinar e retirado todos os bónus e incentivos devido aos fracassos anteriores.

Questão final:
Qual será a equipa seleccionada para a prova do ano corrente?

domingo, março 19, 2006

Saudade

Trancar o dedo numa porta dói.
Bater com o queixo no chão dói.
Torcer o tornozelo dói.
Uma estalada, um soco, um pontapé, doem.
Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim.

Mas o que mais dói é a saudade.
Saudade do pai que morreu.

Miguel Falabella - Saudade (extracto)

terça-feira, março 14, 2006

Cada cavadela, uma minhoca!

Está reunido o plenário legislativo regional, mas os ilustres deputados estão confrontados com o problema de não ter matéria para debate.
Atendendo à qualidade do trabalho produzido, alterando mensalmente o quadro legal em que nos movemos só para justificar a estadia de uma semana por mês na Horta e a vida principesca que levam, proponho que lhes depositem os salários, que eles mesmo definiram, numa conta-ordenado e que se deixem ficar por casa.
Se não tem que fazer, então não se ponham a inventar. Só nos complicam a vida.
Isto passa-se com os deputados de cá e com os de lá.

domingo, março 12, 2006

Mudou a mosca, mas a merda continua!


Já passou um ano desde que o PS conquistou a sua primeira maioria absoluta. Conquistada com o voto dos que queriam uma mudança, depois de governos de direita, esta maioria absoluta tem sido uma enorme desilusão para muitos dos que tinham votado na mudança.

Um ano depois, a direcção de Sócrates no PS e no Governo, têm tornado tudo o que deveria ser mudança, em algo muito parecido com aquilo que foram os governos de Barroso, Portas & Santana.

José Sócrates e os seus amigos, no governo e na direcção do PS, estão, aos poucos, a tornar, tudo em que tocam, em caminhos largos para o neo-liberalismo triunfar ...

A oposição do PS aos governos de direita foi, afinal, um pretexto para chegarem ao poder e depois fazerem tudo muito semelhante àquilo a que (só!) formalmente se opunham!

Sócrates é um liberal, não é um socialista. E, como tal, terá de ser combatido social e políticamente!

Várias vezes, durante a vigência dos governos de direita, defendemos a necessidade de uma alternativa convergente das esquerdas. Essa alternativa continua hoje na ordem do dia! Com socialistas, com comunistas, com jovens, mulheres e homens que rejeitem o liberalismo, as políticas liberais e as suas consequências sociais e políticas! Contra a direita, mas também contra a direcção liberal do PS e o seu governo.

sábado, março 04, 2006

Sporting da Horta nas 1/2 finais

Sporting da Horta nas meias finais da Taça Challenge.

Caros amigos, hoje o Sporting da Horta gravou a letras douradas o seu nome na história do Andebol português.

Ante o Nik Hat da Noruega o Sporting da Horta obteve uma qualificacão memorável para as meias finais da Taça Challenge. Embora perdendo por 28-26, o Sporting ganhou a eliminatória, beneficiando do resultado da 1ª mão.

Passo a passo, a conquista do troféu está mais perto.

Requalificação do Farol dos Capelinhos

-
Foi instalada na passada terça-feira, a lanterna visitável da cúpula do Farol dos Capelinhos, na ilha do Faial.

Com a montagem deste equipamento, fica assim cumprida mais uma etapa do processo de recuperação do mítico farol, 48 anos depois do vulcão que abalou a freguesia do Capelo e que soterrou a maior parte das casas da localidade, bem como aquela edificação, cuja construção remonta a 1894...
Os trabalhos em curso de requalificação daquele imóvel incluíram a consolidação da sua estrutura, garantindo um acesso seguro ao topo, e a redescoberta de parte das ruínas soterradas durante cinco décadas...
Para manter a beleza natural do local, o projecto privilegia a utilização dos espaços soterrados pelas cinzas, limitando assim as intervenções na superfície. O farol manterá, dessa forma, o seu aspecto original, ao mesmo tempo que a cúpula, com a lanterna visitável, constituirá um miradouro privilegiado sobre toda a zona envolvente, classificada como Zona de Protecção Especial da Rede Natura 2000...
O lugar dos Capelinhos, para além de integrar a Rede Natura 2000, está também classificado como Monumento Natural Regional. Trata-se de um dos percursos turísticos mais visitados da ilha do Faial e do Grupo Central do arquipélago pela sua beleza natural, seu valor paisagístico e património histórico....
As obras de recuperação do farol deverão ficar concluídas já no próximo ano, a tempo das comemorações do 50.º aniversário da erupção do Vulcão dos Capelinhos.

quinta-feira, março 02, 2006

Fora da agenda, por enquanto!

A crise energética enfrentada pelo país e a necessidade de cumprir os ditames estabelecidos pelo Protocolo de Quioto (Portugal ao invés de diminuir as suas emissões de dióxido carbono, aumentou-as em cerca de 46%) têm conduzido a uma série de debates sobre eventuais medidas a adoptar no domínio da energia.

Mais recentemente, o empresário Patrick Barros Monteiro anunciou o projecto de construção de uma central nuclear energética, defendendo a sua capacidade de produzir electricidade, sem quaisquer custos ambientais.

Porém, tais afirmações estão longe de corresponder inteiramente à verdade dos factos. Para além dos perigos de acidente e da impossibilidade de reciclagem dos resíduos (nos países com reactores nucleares, como nos EUA por exemplo, os resíduos são armazenados em depósitos geológicos), o argumento da diminuição de emissão de gases estufa é puramente falacioso. Não só a sua construção é uma importante fonte de emissões, como a sua existência depende da exploração de urânio e do o transporte dos resíduos para processamento ou armazenagem.

Mais do que adoptar o discurso gasto (e igualmente falacioso) da oportunidade das energias renováveis, importa questionarmo-nos sobre o caminho que desejamos seguir. A biomassa e as energias solar e eólica apenas constituíram uma alternativa se forem determinadas por diferentes orientações económico-produtivas. Mais do que nunca, o único e real desenvolvimento sustentável implica a ruptura com o actual modelo de superprodução capitalista, incapaz de absorver, nos mercados de consumo, os milhões de produtos supérfluos que nos são impostos.

Quercus - 15 razões para NÃO se optar pela energia nuclear em Portugal